segunda-feira, 26 de março de 2018

PMPI implementa Companhia ROCAM/BPRONE

PMPI implementa Companhia ROCAM/BPRONE


Na manhã de hoje (26), ocorreu a Solenidade de lançamento da Companhia Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas – ROCAM – no estacionamento da Ponte Estaiada, zona leste de Teresina.

rocam
rocam
rocam

Segundo o Major Newmarcos, Comandante do Batalhão de Policiamento Rondas Ostensivas de Natureza Especial – BPRONE, a ROCAM corresponderá à 4ª Companhia do Batalhão, uma vez que a modalidade denominada Moto Rone pertencia à 1ª Companhia. “O Projeto ROCAM foi estabelecido para dar revitalização ao policiamento com uso de motos na Capital. A partir de então, ela passa a ser uma Companhia ligada ao Batalhão, com mais autonomia operativa e está aí para a gente fazer um diferencial no apoio ao patrulhamento já existente de viaturas, tanto do Batalhão RONE quanto dos demais Batalhões da Capital”.

Para a criação da ROCAM, a Secretaria de Segurança Pública realizou a entrega de trinta e uma motocicletas marca Honda, 0 Km, de 300 cilindradas, motor 4 tempos, freios a disco e partida elétrica. Para a aquisição delas, foram investidos R$ 560.480,00 advindos do plano de trabalho do convênio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Para o Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, que esteve presente na solenidade acompanhado do Subcomandante Geral, Coronel Lindomar, o policiamento de motos, dentre as várias modalidades possíveis, é muito importante e necessário devido à fácil mobilidade, daí a preocupação do Comando Geral em realizar reiterados cursos de capacitação na área de motopatrulhamento nos últimos três anos, e aproveitou para agradecer ao Secretário de Segurança Pública, Capitão Fábio Abreu, pela aquisição desses novas motocicletas. “Polícia Militar e a sociedade piauiense precisam muito de novos equipamentos, precisa do fortalecimento dessa modalidade de policiamento, principalmente na Capital, onde ocorre uma grande quantidade de roubos e furtos, onde há horários de pico, em que as viaturas têm dificuldade de se locomoverem, onde temos locais de difícil acesso, aonde a moto certamente chegará ao atendimento das ocorrências mais rápido. As motos serão muito importantes para as operações e para a Polícia Militar”, acrescentou.

Ainda durante o evento, o Secretário Fábio Abreu afirmou que o objetivo de investir na criação da ROCAM é intensificar esse tipo de policiamento onde os policiais estarão atuando na prevenção de crimes de roubos e furtos realizados com motos, pois terão superioridade de equipamento e, principalmente, de treinamento em relação aos praticantes desse tipo de crime. “Com a implantação desta Companhia, nós não temos dúvidas de que o policiamento vai ser muito mais eficiente, afirmou Fábio Abreu.

Também estiveram presentes na solenidade o Coronel Alberto, Coordenador Geral de Operações da PMPI, o Tenente-coronel Sousa Filho, Comandante do Policiamento Especializado, o Coronel Wagner Torres e o Tenente-coronel Rodrigues, Comandantes do Policiamento Metropolitano II e I, respectivamente, e o Tenente-coronel Sheivan, Diretor de Inteligência da PMPI, dentre outros Comandantes de Unidades, oficiais, praças e representantes da comunidade.


Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Jardenya Bezerra



fonte http://www.pm.pi.gov.br