quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Projeto "A Lei Maria da Penha nas Escolas", do MPPI, conquista terceiro lugar no Prêmio CNMP 2019

Projeto "A Lei Maria da Penha nas Escolas", do MPPI, conquista terceiro lugar no Prêmio CNMP 2019

Pessoas de pé sorrindo

O projeto "A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos", idealizado e coordenado pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), do Ministério Público do Estado do Piauí, conquistou a terceira colocação nesta edição do Prêmio CNMP. Em solenidade realizada na manhã de hoje (22), em Brasília (DF), o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta, anunciou o resultado final.

O propósito do Prêmio CNMP é dar visibilidade às iniciativas do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. O prêmio abrange nove categorias, sendo que três projetos foram classificados em cada uma delas.

Selecionado entre os finalistas na categoria "Indução de Políticas Públicas", o "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos" já alcançou mais de 10 mil estudantes. O projeto fomenta o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência contra a mulher. Na primeira etapa de execução de cada ciclo, o escopo é apresentado aos educadores. Em seguida, são realizadas discussões da temática pelos corpos docente e discente em sala de aula, para então os estudantes multiplicarem conhecimentos sobre a matéria junto à sociedade. Assim, viabiliza-se a inovação da metodologia de ensino-aprendizagem na promoção da igualdade de gênero. O projeto é gerido pelo promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, e pela psicóloga Cynara Veras, servidora do MPPI. A execução e o monitoramento são realizados em parceria com a Gerência de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Foto de um certificado

A entrega do Prêmio CNMP 2019 integrou a programação do X Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que se estenderá até amanhã (23). Uma comitiva do MPPI, constituída por membros e servidores, está participando das atividades. A procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, recebeu o troféu das mãos dos conselheiros nacionais Silvio Amorim e Marcelo Weitzel. A secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, representou a presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Acompanhando a procuradora-geral de Justiça do Piauí, também subiram ao palco os promotores de Justiça Leonardo Rodrigues (subprocurador-geral administrativo), Flávia Gomes Cordeiro (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania) e Débora Geane Aguiar Aragão (coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

"Em nosso Ministério Público, temos fomentado uma cultura de valorização da gestão por projetos, focalizando a boa estruturação do planejamento para a obtenção de resultados mais efetivos, com o objetivo principal de promover a transformação social. É uma grande alegria receber este prêmio, pois ele é o reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo. O MPPI pretende, cada vez mais, difundir, idealizar e replicar boas práticas. Além de estarmos trabalhando pelos direitos humanos das mulheres, buscamos nos aprimorar em todas as áreas vitais para a promoção da cidadania, sempre no intuito de prestar um serviço de excelência à população", declarou Carmelina Moura.

Nesta edição, 1.034 projetos, oriundos de todas as unidades do MP brasileiro, concorreram nas nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI