Finalizando as comemorações em alusão ao aniversário da Patrulha Maria da Penha, que completa um ano de implantação, ocorreu na manhã desta sexta-feira (29) a solenidade em celebração com workshop e coffee break, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho parabenizou pelo primeiro ano da Patrulha Maria da Penha, que é uma grande vitória. O serviço prestado através dos policiais militares que estão fazendo visitas domiciliares para proteger as mulheres, e disse que este ano é o primeiro de muitos outros. O Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, também teceu elogios e falou do desejo de expansão da Patrulha para que também se torne uma Companhia.
Inicialmente foi executada a canção da Polícia Militar do Piauí por um sexteto da Banda de Música da PMPI. Em continuidade a solenidade, ocorreu um workshop que foi iniciado com apresentação das representantes dos órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Iniciando, a Capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha falou sobre o 190 emergência e a Patrulha Maria da Penha, em seguida também fizeram o uso da palavra a Dra. Keyla Raniere, Juíza de Direito, que falou sobre a Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça, na ocasião destacou e parabenizou o trabalho que a patrulha está prestando para as mulheres, bem como ressaltou a satisfação em saber da possibilidade de ampliação desse serviço, pois a patrulha acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas e é uma grande parceira da Coordenadoria.
A Dra. Lia Medeiros, Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Teresina, falou que tem sido importante para as mulheres contarem com esse apoio, pois elas realmente se sentem acompanhadas e sabem que não estão sozinhas, também desejou que sejam comemorados muitos aniversários da patrulha e que ela seja ampliada. Posteriormente, a Dra. Amparo da Paz, Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher destacou a relevância do evento e que a atuação veio somar os esforços de toda a rede de atendimento, proporcionando uma experiência exitosa, e destacou que a patrulha está sempre disponível e acessível para as mulheres em situação de violência, sendo muito eficiente. Também estiveram presentes no evento e fizeram o uso da palavra a Dra. Tátila Rayane, representando a OAB-PI; a Sra. Karla Berger, Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; a Coordenadora Estadual de Políticas Públicas par as Mulheres, Zenaide Lustosa e a Dra. Bruna Fontenele, Delegada de Polícia Civil e Diretora do Departamento Estadual de Proteção a Mulher.
Em seguida, a Capitã Solange falou da história da Patrulha Maria da Penha do Piauí, e posteriormente duas mulheres, Geysa e Alexandra, que são assistidas foram homenageadas, a primeira prestou um relato emocionado sobre a assistência e a segurança que recebe da equipe policial. Depois, o Tenente Siqueira, o Aluno CHO Tenório, ambos da Banda de Música, e a Aluna CFSD Loisyane reproduziram a música Tocando em Frente. Na sequência, foi entregue o selo Maria da Penha em reconhecimento por parte das Unidades que capacitaram seus policiais para atendimento de ocorrências de violência contra a mulher, para o Tenente-Coronel Jozinaldo, Comandante do 9º BPM, e para o Major Wilton, também receberam o selo as palestrantes, representantes dos órgãos que compõem a rede de proteção à mulher.
Próximo do encerramento a Capitã Leoneide, agradeceu a todos, e falou sobre o primeiro ano “O ano de 2020 não foi comum, o agravamento da situação econômica das famílias, entre outros fatores concorrem para criarem condições para agravamento das situações de elevação dos números de violência doméstica, este foi o maior desafio ao refletirmos sobre o ciclo que finda, podemos dizer que fomos vitoriosos. Sem baixas, muitas conquistas, sabemos o que precisa ser fortalecido, alterado, mas o essencial é sabermos que extraímos novos aprendizados que refletirá em um avanço”. Na ocasião, a Comandante da Patrulha Maria da Penha e a Capitã Solange receberam uma homenagem da equipe policial.
Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens; o Deputado Federal, Capitão Fábio Abreu; o Coronel Feitosa, Diretor de Gestão de Pessoas; o Coronel Rodrigues, Coordenador Geral de Operações; o Coronel Sá Júnior, Diretor do Centro de Educação Profissional; o Coronel Leonardo, Assistente Militar do Comando Geral; o Tenente-Coronel Lucena, Comandante de Policiamento Metropolitano I; a GCM Café, Coordenadora da Guarda Maria da Penha; a Leina Mônica, Secretária Executiva da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, entre outras autoridades militares e civis.
fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt Carvalho