sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Solenidade em alusão ao primeiro ano da Patrulha Maria da Penha

 



Finalizando as comemorações em alusão ao aniversário da Patrulha Maria da Penha, que completa um ano de implantação, ocorreu na manhã desta sexta-feira (29) a solenidade em celebração com workshop e coffee break, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. 



O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho parabenizou pelo primeiro ano da Patrulha Maria da Penha, que é uma grande vitória. O serviço prestado através dos policiais militares que estão fazendo visitas domiciliares para proteger as mulheres, e disse que este ano é o primeiro de muitos outros. O Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, também teceu elogios e falou do desejo de expansão da Patrulha para que também se torne uma Companhia. 



Inicialmente foi executada a canção da Polícia Militar do Piauí por um sexteto da Banda de Música da PMPI. Em continuidade a solenidade, ocorreu um workshop que foi iniciado com apresentação das representantes dos órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Iniciando, a Capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha falou sobre o 190 emergência e a Patrulha Maria da Penha, em seguida também fizeram o uso da palavra a Dra. Keyla Raniere, Juíza de Direito, que falou sobre a Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça, na ocasião destacou e parabenizou o trabalho que a patrulha está prestando para as mulheres, bem como ressaltou a satisfação em saber da possibilidade de ampliação desse serviço, pois a patrulha acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas e é uma grande parceira da Coordenadoria.



A Dra. Lia Medeiros, Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Teresina, falou que tem sido importante para as mulheres contarem com esse apoio, pois elas realmente se sentem acompanhadas e sabem que não estão sozinhas, também desejou que sejam comemorados muitos aniversários da patrulha e que ela seja ampliada. Posteriormente, a Dra. Amparo da Paz, Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher destacou a relevância do evento e que a atuação veio somar os esforços de toda a rede de atendimento, proporcionando uma experiência exitosa, e destacou que a patrulha está sempre disponível e acessível para as mulheres em situação de violência, sendo muito eficiente. Também estiveram presentes no evento e fizeram o uso da palavra a Dra. Tátila Rayane, representando a OAB-PI; a Sra. Karla Berger, Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; a Coordenadora Estadual de Políticas Públicas par as Mulheres, Zenaide Lustosa e a Dra. Bruna Fontenele, Delegada de Polícia Civil e Diretora do Departamento Estadual de Proteção a Mulher. 



Em seguida, a Capitã Solange falou da história da Patrulha Maria da Penha do Piauí, e posteriormente duas mulheres, Geysa e Alexandra, que são assistidas foram homenageadas, a primeira prestou um relato emocionado sobre a assistência e a segurança que recebe da equipe policial. Depois, o Tenente Siqueira, o Aluno CHO Tenório, ambos da Banda de Música, e a Aluna CFSD Loisyane reproduziram a música Tocando em Frente. Na sequência, foi entregue o selo Maria da Penha em reconhecimento por parte das Unidades que capacitaram seus policiais para atendimento de ocorrências de violência contra a mulher, para o Tenente-Coronel Jozinaldo, Comandante do 9º BPM, e para o Major Wilton, também receberam o selo as palestrantes, representantes dos órgãos que compõem a rede de proteção à mulher. 


Próximo do encerramento a Capitã Leoneide, agradeceu a todos, e falou sobre o primeiro ano “O ano de 2020 não foi comum, o agravamento da situação econômica das famílias, entre outros fatores concorrem para criarem condições para agravamento das situações de elevação dos números de violência doméstica, este foi o maior desafio ao refletirmos sobre o ciclo que finda, podemos dizer que fomos vitoriosos. Sem baixas, muitas conquistas, sabemos o que precisa ser fortalecido, alterado, mas o essencial é sabermos que extraímos novos aprendizados que refletirá em um avanço”. Na ocasião, a Comandante da Patrulha Maria da Penha e a Capitã Solange receberam uma homenagem da equipe policial. 


Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens; o Deputado Federal, Capitão Fábio Abreu; o Coronel Feitosa, Diretor de Gestão de Pessoas; o Coronel Rodrigues, Coordenador Geral de Operações; o Coronel Sá Júnior, Diretor do Centro de Educação Profissional; o Coronel Leonardo, Assistente Militar do Comando Geral; o Tenente-Coronel Lucena, Comandante de Policiamento Metropolitano I; a GCM Café, Coordenadora da Guarda Maria da Penha; a Leina Mônica, Secretária Executiva da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, entre outras autoridades militares e civis. 

fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy

Fotos: Sgt Carvalho