O evento conta com palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversas e momentos culturais.
O VI Encontro de casas de terreiro de comunidades quilombolas que acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais e Desenvolvimento Semiárido da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, na cidade de Picos.
O evento conta com palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversas e momentos culturais. O tema abordado será “Saberes Interdisciplinares em comunidades tradicionais”. Toda a programação ocorre na comunidade quilombola de Custaneira na cidade de Paquetá do Piauí com certificação de 30 horas.
O encontro de Terreiros o objetivo de combater o preconceito com a consequente erradicação da intolerância religiosa que tem sido uma forte bandeira de luta erguida pelas comunidades quilombolas do Brasil, além disso visa reunir diversas casas de matriz africanas junto a acadêmicos para partilhar ideias e fortalecer esta luta, sendo também um momento celebrativo para a comunidade e os alunos que iram participar.
A aluna Marina Oliveira que faz parte da comissão organizadora do evento fala que as vertentes elucidadas se relacionam com Intolerância Religiosa, identidade, racismo, Direitos humanos, Religião de Matriz africana, cultura e ancestralidade.
“A expectativa que carregamos é que a identidade cultural e religiosa seja partilhada, vista e celebrada por todos os participantes. Carregamos também a alegria de poder reencontrar irmãos, trocar saberes e celebrar nossa existência”, explica.
Programação
Inscrição
Para participar da programação do VI Encontro de casas de terreiro de comunidades quilombolas basta preencher o formulário que a comissão organizadora disponibilizou.
fonte www.pi.gov.br