Os faccionados utilizavam pichações, exibiam armas de fogo e ameaçavam à comunidade como forma de intimidação
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), uma operação contra integrantes de uma facção criminosa nos bairros Parque Firmino Filho e povoado Soinho, em Teresina. A ação faz parte do programa Pacto pela Ordem, que tem como objetivo combater à criminalidade.
De acordo com a polícia, ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão contra faccionados suspeitos de envolvimento com homicídios, assaltos, tráfico de drogas e vandalismo. O grupo utilizava pichações, exibiam armas de fogo e ameaçavam à comunidade como forma de intimidação.

Segundo a polícia, as investigações apontam que um indivíduo identificado pelas iniciais I. H. S. F., conhecido como “Dim”, é um dos líderes da organização criminosa na região. Ele teria assumido o comando após a prisão de seu irmão em 2023, ocasião em que foram apreendidas armas utilizadas em diversos crimes.
Ainda conforme a polícia, paralelamente, o DRACO identificou outro núcleo da facção, localizado na “Vila das Torres”, no qual os criminosos planejavam e coordenavam o tráfico ilícito de entorpecentes, utilizando uma estrutura hierárquica e com divisão de tarefas típica de organizações criminosas.
A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Guarda Civil Municipal, Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (DEBESP), Delegacia de Polícia de Nazária e 12ª Delegacia de Polícia.
fonte www.viagora.com.br