quarta-feira, 19 de novembro de 2025

TJPI participa do XVII FONAVID e integra agendas de enfrentamento à violência contra a mulher

 O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) marcou presença no XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID), realizado entre os dias 10 e 14 de novembro, em São Luís (MA).

 

Com participação ativa em todas as atividades, a comitiva piauiense integrou debates, oficinas e discussões voltadas ao fortalecimento das políticas judiciárias de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Reunindo cerca de 300 participantes de todo o país, o Fonavid consolidou-se como espaço fundamental para formulação e aprimoramento de estratégias que qualifiquem o atendimento às mulheres em situação de violência, garantindo proteção integral e contribuindo para a prevenção do feminicídio.

 

 

Representaram o TJPI a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Júnia Feitosa; o juiz Titular do II Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Teresina, Virgílio Madeira; além da assistente social Leina Sousa e da psicóloga Liliane Campos, integrantes da equipe multidisciplinar da CEVID.

 

Durante o encontro, ocorreu também o lançamento da campanha nacional “Judiciário pelo Fim do Feminicídio”, iniciativa do Fonavid em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão. Representando o TJPI, o magistrado Virgílio Madeira assinou o termo de adesão, formalizando o compromisso institucional do Tribunal com a mobilização nacional voltada à prevenção de mortes violentas de mulheres, divulgação de fatores de risco e fortalecimento da rede de proteção.

 

 

O presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, destacou a importância do engajamento das instituições judiciárias na temática: “A adesão do TJPI fortalece a atuação integrada do Judiciário no combate ao feminicídio. Nosso compromisso é assegurar que magistrados e magistradas, servidores e servidoras estejam preparados para identificar riscos e garantir respostas rápidas, humanas e efetivas. Proteger vidas é prioridade absoluta”, disse o presidente.

 

Além da participação no Fonavid, o TJPI integrou outras agendas estratégicas realizadas simultaneamente no evento, incluindo a reunião administrativa do COCEVID e o encontro técnico do COMVIDO que reuniu debates sobre metodologias e prioridades das equipes multidisciplinares dos Tribunais da Região Nordeste. As duas frentes reforçam o protagonismo do Tribunal e fortalecem a articulação interestadual na formulação e execução das políticas judiciárias de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

 

 

__________________________________________________________

fonte www.tjpi.jus.br