A entrega da Insígnia do Mérito do Ministério Público “Procurador de Justiça Darcy Fontenelle” encerrou, nesta sexta-feira, 19, a programação da Semana do Ministério Público 2025, promovida pelo Ministério Público do Piauí – MPPI. A solenidade marcou a comemoração pelo Dia Nacional do Ministério Público e reuniu membros, servidores, autoridades, familiares e convidados.

Durante o evento, foram destacados momentos importantes da atuação institucional por meio da exibição de um vídeo de retrospectiva, que reuniu ações, projetos e conquistas do MPPI, evidenciando o compromisso da instituição com a defesa da sociedade, a promoção da justiça e o fortalecimento da cidadania.

A solenidade foi prestigiada pelo governador do Estado, Rafael Fonteles, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, pelos desembargadores Lucicleide Belo e Lirton Nogueira, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kennedy Barros, pela corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado, Ana Patrícia Salha, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Raimundo de Araújo Silva Júnior, além de membros, servidores, estagiários, familiares dos agraciados e convidados. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MPPI no YouTube.

A programação contou ainda com apresentação do Coral Vozes do MPPI, projeto desenvolvido no âmbito do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da Instituição. O grupo é formado por membros, servidores, estagiários e familiares do Ministério Público e tem regência do maestro Paulo Dantas.

A Insígnia do Mérito do Ministério Público é a mais importante comenda concedida pelo MPPI e tem como patrono o procurador de Justiça Darcy Fontenelle de Araújo. Instituída pelo Ato PGJ nº 123/1997 e regulamentada pela Resolução nº 04/2016 do Colégio de Procuradores de Justiça, a honraria é destinada a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado do Piauí e, de forma especial, ao Ministério Público.

No grau grão-mestre, foram agraciados:

  • Severo Eulálio Neto, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí;
  • Isabel Eulálio Araújo Fonteles, primeira-dama do Estado do Piauí e coordenadora do Pacto Pelas Crianças;
  • Vinicius Pontes do Nascimento, deputado estadual.

No grau comendador, receberam a Insígnia:

  • Afonso Aroldo Feitosa Araújo, promotor de Justiça;
  • Gianny Vieira de Carvalho, promotora de Justiça;
  • Luana Azerêdo Alves, promotora de Justiça;
  • Luccy Keiko Leal Paraíba, delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Piauí;
  • Márcio Giorgi Carcará Rocha, promotor de Justiça;
  • Plínio Fabrício de Carvalho Fontes, promotor de Justiça;
  • Rômulo Paulo Cordão, promotor de Justiça.

Após a entrega das insígnias, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, fez um discurso destacando a trajetória dos homenageados.

“Ainda que distintos em suas trajetórias e campos de atuação, há fios invisíveis que os conectam: servir ao bem comum. São pessoas que, no exercício cotidiano de suas funções, realizaram aquilo que constitui o grande propósito do Ministério Público: fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

Em seguida, o promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, falou em nome dos agraciados.

“Somos um Ministério Público respeitado nacionalmente, numa época em que o Ministério Público brasileiro sofre as mais diversas críticas, por não saber para onde caminha. Aqui sabemos! Do Tribunal do Júri, ao Meio Ambiente, da Educação ao Controle Externo da Atividade Policial cumprimos nossa missão constitucional”, afirmou.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou a importância do Ministério Público para o fortalecimento da democracia e destacou a necessidade de atuação integrada entre as instituições públicas. “Os órgãos públicos precisam atuar de forma permanente e colaborativa, sempre com o olhar voltado para o bem-estar da sociedade. Quando cada instituição cumpre seu papel com responsabilidade e compromisso, fortalecemos a democracia e promovemos melhores condições de vida para a população”, afirmou.

A solenidade foi encerrada com a execução do Hino do Piauí, interpretado pela cantora lírica Gislene Danielle, acompanhada do violonista Wellington Torres.

Clique aqui para mais fotos do evento.