Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2026

SEMANA SANTA: Prefeitura de Jatobá do Piauí distribui 5 mil quilos de peixe para população do município

 



Suspeito de torturar e roubar motorista de aplicativo é preso em Teresina

 Contra o suspeito havia três mandados de prisão em aberto. Durante ação, a namorada dele também foi presa

Um jovem de 20 anos, conhecido como “Novinho”, foi preso na manhã desta quarta-feira (31), em Teresina, suspeito de sequestrar e roubar motoristas de aplicativo. Contra ele, havia três mandados de prisão em aberto.

Foto: Ascom/SSP-PICasal foi preso na manhã desta quarta-feira (1)
Casal foi preso na manhã desta quarta-feira (1)

A ação foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que também prendeu a namorada do suspeito, de 23 anos.

De acordo com as investigações, o jovem abordava as vítimas durante corridas, rendia os motoristas e os colocava no porta-malas dos veículos. Sob ameaças e agressões, ele obrigava as vítimas a realizar transferências bancárias.

Ainda segundo a polícia, o suspeito utilizava redes sociais para exibir armas de fogo, ameaçar rivais e divulgar conteúdos associados a uma facção criminosa.

O casal foi encaminhado à sede do Draco e permanece à disposição da Justiça.

Fonte: Portal AZ

Santa Cruz do Piauí é contemplada com van adaptada e fortalece atendimento social no município

 P40G-IMG-dca33dd9f4c1df49c4.jpeg (Foto: Reprodução)

Santa Cruz do Piauí está entre os 53 municípios piauienses contemplados com a entrega de vans adaptadas por meio do programa MobSUAS, iniciativa do Governo Federal que busca fortalecer a mobilidade e a atuação do Sistema Único de Assistência Social nos territórios. O investimento faz parte de um pacote superior a R$ 15 milhões destinado a ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

Com pouco mais de seis mil habitantes, o município enfrenta desafios típicos de cidades de pequeno porte, especialmente no alcance das políticas públicas em comunidades mais afastadas. A chegada da van amplia a capacidade de deslocamento das equipes e permite que o atendimento alcance localidades onde o acesso ainda é mais difícil.

A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em Teresina, em solenidade que reuniu autoridades estaduais e federais, como o governador Rafael Fonteles, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além de parlamentares. A prefeita Lais Barroso participou do momento acompanhada do secretário de Governo, Barroso Neto e de integrantes da equipe administrativa do município.

Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da integração entre os entes públicos para garantir a efetividade das ações. “Só uma rede bem estruturada é capaz de chegar em cada canto do Brasil e do Piauí e garantir direitos a quem mais precisa. Então, essas novidades do MobSuas com essas vans vão permitir que realmente o Sistema Único de Assistência Social consiga chegar aos municípios, garantindo direitos que estão em lei, mas que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento, é essa busca ativa que é potencializada com um programa como esse”, afirmou Rafael Fonteles.

fonte www.picos40graus.com.br

Motocicleta com sinais adulterados é apreendida em ação da CITRAN em Parnaíba


Uma ação da 2ª Companhia Independente de Trânsito (CITRAN) resultou na apreensão de uma motocicleta com sinais identificadores adulterados na noite desta terça-feira (31), em Parnaíba, litoral do Piauí.

De acordo com as informações repassadas pela equipe, durante fiscalização de rotina, os agentes identificaram irregularidades nos elementos de identificação do veículo. Diante da constatação, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

A ocorrência contou com o apoio da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar, que deu suporte à abordagem e condução.

A Polícia reforça que adulterar ou circular com veículo com sinais identificadores alterados é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A fiscalização segue intensificada, com o objetivo de coibir práticas ilegais e garantir mais segurança no trânsito da região.

fonte carlsonpessoa.blogspot.com

Prefeitura de São João do Arraial distribui 3,5 toneladas de peixes a famílias carentes

 Ação realizada nesta quarta-feira (01) beneficiou moradores atendidos pela assistência social e integra políticas de segurança alimentar no município.

Prefeitura de São João do Arraial distribui 3,5 toneladas de peixes a famílias carentes

A Prefeitura de São João do Arraial (PI) realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), a distribuição de aproximadamente 3,5 toneladas de peixes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação contemplou famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A iniciativa foi coordenada pelas secretarias de Assistência Social e de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Assistência Familiar do Piauí. Os recursos utilizados são oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Limma.

Estiveram presentes durante a distribuição a vice-prefeita Alcioneide Lopes, o secretário de Agricultura, Miguel Rodrigues, o secretário de Cultura, secretária de saúde, Vilma Lima, Douglas Farias, secretária de administração, Rosinha Lima, vereador Manoel Nuca, chefe de gabinete Adriano Ramos e a secretária de Educação, Simone Magalhães.

De acordo com o secretário de Agricultura, Miguel Rodrigues, a ação contribui para garantir alimento às famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período da Semana Santa. Ele também destacou o apoio institucional para viabilizar a iniciativa.

A distribuição integra um conjunto de ações promovidas pelo município com foco no fortalecimento da segurança alimentar e no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social.




fonte revistaaz.com.br


Prefeitura de Esperantina realiza entrega de peixes e cestas básicas na Semana Santa

 Ação busca garantir segurança alimentar e preservar tradição religiosa entre famílias do município.

Prefeitura de Esperantina realiza entrega de peixes e cestas básicas na Semana Santa

A Prefeitura de Esperantina (PI) iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a tradicional entrega de peixes da Semana Santa para famílias do município. A iniciativa tem como objetivo assegurar o acesso a alimentos e manter a tradição do consumo de pescado durante o período quaresmal.

De acordo com a prefeita Ivanária Sampaio, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade social. A gestora destacou que o momento é marcado pela partilha, solidariedade e cuidado, com a proposta de garantir alimento na mesa de milhares de moradores.

O secretário municipal de Assistência Social, Walter Sousa, informou que toda a logística foi organizada para garantir uma distribuição ágil e eficiente. Segundo ele, o trabalho das equipes tem sido fundamental para identificar e atender as famílias cadastradas, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Nesta etapa, foram contemplados bairros como Bernardo Rêgo, com a entrega de peixes, além de Pedreira, Cristo Redentor e Santa Luzia, que receberam peixes e cestas básicas.

A ação integra as políticas públicas de assistência social do município e contribui para que diversas famílias vivenciem a Semana Santa com mais dignidade.

Entre os destaques da iniciativa estão o atendimento prioritário às famílias assistidas por programas sociais, a valorização das tradições religiosas e culturais e o fortalecimento das ações sociais no município.

fonte revistaaz.com.br

terça-feira, 31 de março de 2026

Violência doméstica Idosa morre após agressão com mordidas no Piauí; mulher é suspeita por ciúmes, diz polícia

 Vítima, de 62 anos, faleceu na segunda (30), um dia depois do ataque; PM segue à procura da responsável e o caso ficou com a Delegacia da Mulher de Água Branca…

Idosa morre após ser agredida por mulher no PI — Foto: Reprodução
Idosa morre após ser agredida por mulher no PI — Foto: Reprodução

Maria Lindalva Chaves Batista, de 62 anos, morreu na segunda-feira (30), um dia após ser agredida em São Gonçalo do Piauí. Segundo a Polícia Militar, a agressão ocorreu no domingo (29) e teria sido motivada por um encontro da vítima com o companheiro da suspeita.

A vítima apresentava marcas de agressões na cabeça, no rosto e nas mãos. De acordo com a Polícia Militar, Maria também tinha uma marca de mordida no braço.

Ela foi levada à Unidade Mista de Saúde Carlyle Guerra de Macedo, onde deu entrada consciente, mas não resistiu aos ferimentos.

Ela ainda apresentou resistência para ir ao hospital após a agressão. Segundo a polícia, Maria morreu em decorrência de uma parada cardíaca.

Violência contra a Mulher: Piauí registrou uma condenação a cada 12 dias

O g1 tenta contato com a unidade de saúde do município e com a família da vítima.

A Polícia Militar segue realizando buscas pela suspeita, que ainda não foi localizada até a última atualização desta reportagem.

A investigação está sob responsabilidade da Delegacia da Mulher de Água Branca.

A Prefeitura de São Gonçalo do Piauí lamentou a morte de Maria Lindalva por meio de nota de pesar.

“Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos”, diz trecho do comunicado.

fonte cidadesnanet.com

Ministério Público pede que PM afaste comandante da 2ª Companhia de São João do Piauí após denúncias de corrupção

 Conforme a portaria, as condutas do policial são apontadas como desvios ético-profissionais e crimes contra a administração pública.



O promotor de justiça, Ari Martins Alves Filho, expediu recomendação ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, requerendo o afastamento preventivo do capitão da PM e comandante da 2ª Companhia do 11º BPM de São João do Piauí, João Henrique Mendes de Mesquita Araújo, investigado pelos crimes de corrupção e concussão.

De acordo com a portaria do Ministério Público do Piauí, um Procedimento Administrativo foi instaurado pela Promotoria de Justiça de Barro Duro para apurar as condutas descritas como desvios ético-profissionais e crimes contra a administração pública.

Ao longo das diligências ministeriais, foram coletados depoimentos de vítimas identificadas pelas iniciais J.P. da S. e A. da C.N., que relataram o modo como o oficial supostamente agia para obter vantagens indevidas.

Conforme o relato obtido, o capitão fazia exigências de quantias entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00 para a liberação de veículos apreendidos e, por diversas vezes, contou com a advogada Maria da Cruz de Sousa Nunes, que é sua esposa, para ajudar na intermediação. O papel da sua companheira seria a formação de avenças, sem amparo legal.

Com base em mídias e áudios, o trabalho investigativo identificou que o policial utilizava a estrutura do quartel como balcão de negócios privados, o que fere os preceitos éticos da profissão.

Ao recomendar o afastamento de João Henrique Mendes até a conclusão das investigações, o promotor argumentou que a permanência dele no comando da unidade causa um “temor reverencial” sobre os seus subordinados, fato que prejudica a coleta de novas provas.

Diante disso, o policial deve ser removido para outra unidade e outro agente militar vai substituí-lo na função.

Foi estabelecido um prazo de 30 dias corridos, improrrogáveis, para que o Comandante-Geral da Polícia Militar informe se irá acolher ou não as medidas recomendadas.

O Ministério Público destacou que o descumprimento da recomendação pode caracterizar ato de improbidade administrativa, além de eventual ilícito criminal, com possível responsabilização dos agentes públicos e ajuizamento de ações penais.

fonte www.viagora.com.br

Prefeitura decreta ponto facultativo na quinta-feira (2) em Teresina

 Medida antecede a Semana Santa e mantém funcionamento de serviços essenciais na capital

A Prefeitura de Teresina anunciou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima quinta-feira, 2 de abril, em razão das celebrações da Semana Santa. A medida foi oficializada por decreto assinado pelo prefeito Silvio Mendes.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo é preservar e valorizar as tradições culturais e religiosas do período, além de organizar o funcionamento dos órgãos públicos durante a data.

O ponto facultativo abrange os órgãos e secretarias da administração pública direta e indireta do Poder Executivo municipal. Apesar da suspensão das atividades administrativas, os serviços considerados essenciais seguirão operando normalmente.


Foto: Lucas Dias/SemcomNa área da saúde, unidades como hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), laboratórios centrais e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos setores de internação, manterão atendimento regular.

Também continuam em funcionamento os serviços de fiscalização e organização do trânsito, realizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), além das ações de segurança conduzidas pela Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP).

As atividades administrativas da Prefeitura serão retomadas normalmente na segunda-feira, 6 de abril, após o período da Semana Santa.


fonte bandpiaui.com.br

Confusão entre policial e caminhoneiro termina em agressão em posto fiscal no Sul do Piauí


Agressão
Agressão | Reprodução

Uma discussão entre um policial militar e um caminhoneiro resultou em agressão física na tarde desta segunda-feira (30), no posto fiscal de Marcolândia, região Sul do Piauí. O incidente, ocorrido por volta das 12h30, foi registrado pelas câmeras de segurança do próprio estabelecimento.

Segundo informações, o caminhoneiro havia estacionado seu veículo para solicitar o carimbo de documentos fiscais. Durante esse processo, o policial no local teria ordenado que o motorista retirasse o caminhão da área. A orientação deu início a uma discussão que rapidamente escalou para um confronto físico.

As imagens do sistema de monitoramento flagraram o momento em que o policial avança contra o motorista. No vídeo, é possível observar que o homem chega a ser imobilizado com um golpe de sufocamento e clama por socorro, sendo liberado apenas após a intervenção de populares que presenciaram a cena.

Após o episódio, o caminhoneiro foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia para prestar depoimento e registrar a ocorrência. 

O que diz a Polícia Militar

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) vem a público prestar esclarecimentos em relação à ocorrência registrada na última segunda-feira (30), no posto fiscal da SEFAZ/PI, na BR-316, em Marcolândia.

A corporação esclarece que acompanha e presta todo apoio, assessoria e assistência nas atuações em ocorrência por parte de seus integrantes. No entanto, não compactua com excessos e nem desvios de conduta que possa ocorrer.

Todas as pessoas envolvidas na ação foram devidamente conduzidas para a delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis.

Para tanto, será aberto um procedimento administrativo para averiguação e apuração dos fatos ocorridos com consequente responsabilização na medida de suas ações.

A Polícia Militar do Piauí reafirma seu compromisso com a legalidade, a ordem pública e a defesa do nosso povo, que atuam diariamente na proteção da nossa sociedade.

fonte www.portalr10.com