Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Homem é encontrado morto em riacho no Piauí; apresentava lesão na cabeça

 A suspeita inicial é de que ele teria ingerido bebida alcoólica e teria mergulhado

Um lavrador, identificado apenas como Francisco Vieira de Oliveira, mais conhecido como "Chico do Manoel Inácio", de 34 anos, foi encontrado morto em um riacho na zona rural de Cocal dos Alves, no Norte do Piauí, nessa segunda-feira (22).

Segundo a Polícia Militar, o corpo da vítima foi localizado dentro da água por moradores. O pai de Francisco destacou que teria saído para trabalhar enquanto o filho teria ido pescar. Ao perceber que o filho não havia retornado, ele teria chamado alguns amigos e iniciaram as buscas.

  

Homem é encontrado morto em riacho no Piauí; apresentava lesão na cabeça
Blog do Coveiro

   


No início da noite, o corpo estava nas águas do riacho e o corpo foi retirado por populares antes da chegada da polícia. As informações iniciais são de que a vítima apresentava uma lesão na cabeça, possivelmente, provocada por ter sofrido uma queda ou mergulhado no riacho, vindo a bater a cabeça em uma pedra.  Há indícios também de que ele havia ingerido bebida alcoólica.

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) para os devidos exames, que vão determinar a real causa da morte. O caso seguirá sendo investigado pelo Delegacia de Polícia Civil de Cocal.

Fonte: Portal A10+

PM é preso por ameaças à ex-companheira em Teresina; durante negociação com BOPE, alegou que tiraria a própria vida

 O A10+ apurou que o militar teria ido até a clínica onde a vítima trabalha e causado diversos danos ao patrimônio

Um policial militar identificado como Sammuel Fabrício foi preso nesta terça-feira (23) após protagonizar uma ocorrência de crise policial que mobilizou equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em Teresina. O homem é acusado de ameaçar a ex-companheira e descumprir medida protetiva.

Segundo informações apuradas pelo A10+, o BOPE foi acionado por volta das 11h20, após denúncia de que o policial estaria em surto psicótico e enviando mensagens ameaçadoras à ex-namorada por meio do WhatsApp e até mesmo utilizando transferências via Pix para fazer contatos indesejados.

  

PM é preso após crise psicológica e ameaças à ex-companheira em Teresina; foi contido por agentes do BOPE após ameaçar tirar a própria vidaReprodução

   


No dia anterior à ocorrência, o militar teria ido até a clínica onde a vítima trabalha e causado diversos danos ao patrimônio. Ele teria quebrado câmeras de segurança, um notebook e o vidro do veículo da ex-companheira.

Após a denúncia, uma equipe policial se deslocou até a residência do suspeito para comunicar o descumprimento da medida protetiva e apurar os fatos. No local, os policiais encontraram o militar bastante exaltado e apresentando sinais de ideação suicida.

Conforme o relato, ao perceber a presença da polícia, ele se trancou dentro da residência e afirmou que não seria preso, dizendo que preferia tirar a própria vida. Diante da situação, equipes do BOPE realizaram o isolamento da área e iniciaram o protocolo de gerenciamento de crise.

Negociadores do batalhão estabeleceram contato com o policial, que atendeu aos chamados e concordou em conversar. Após ser convencido a abrir o portão, os agentes entraram na residência e deram continuidade às negociações em um ambiente considerado mais adequado para o diálogo.

Depois de várias horas de negociação, o militar aceitou acompanhar as equipes até a Casa da Mulher Brasileira, onde foram realizados os procedimentos legais.

Na delegacia, ele foi autuado pelo crime de ameaça. Após os trâmites, o policial passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, foi encaminhado ao Presídio Militar com acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí.

Fonte: Portal A10+

terça-feira, 23 de junho de 2026

BPTRAN realizará intervenções temporárias no trânsito durante evento de 191 anos da PM-PI

 Motoristas devem ter atenção redobrada à sinalização implantada na região e utilizar rotas alternativas sempre que possível

No próximo dia 25, a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) celebra seus 191 anos. Por meio de nota à imprensa, foi informado que em decorrência da realização da Solenidade Comemorativa da corporação, haverão intervenções temporárias no trânsito nas imediações da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) e na área destinada ao evento, também nos dias que antecedem a solenidade oficial.

  

Polícia Militar do Piauí (PM-PI)Secom

   

As alterações ocorrerão em razão da montagem da estrutura necessária para a realização da solenidade, seguindo procedimento semelhante ao adotado em grandes eventos realizados em espaços públicos da capital.

Os seguintes pontos serão bloqueados a partir das 14h:

Avenida Marechal Castelo Branco x Rua Monsenhor Gil;

Avenida Marechal Castelo Branco (sob a Ponte JK);

Ponte JK – Alça Leste/Oeste (lado Agespisa);

Rua Governador Tibério Nunes x Praça Edgar Nogueira (próximo à Assembleia Legislativa);

Avenida Marechal Castelo Branco x Praça Edgar Nogueira (acesso ao estacionamento);

Avenida Marechal Castelo Branco x Rua Acre (próximo ao Centro de Convenções);

Rua Acre x Rua Josefa Lopes (próximo à SASC);

Avenida Marechal Castelo Branco x Rua Francisco Araújo Fortes;

Avenida Marechal Castelo Branco x Rua Juliano Moreira.

As equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) estarão atuando no apoio ao fluxo de veículos, orientando os condutores e acompanhando as intervenções durante o período de preparação e execução do evento, garantindo segurança pública e minimizando impactos.

A programação acontecerá às 19h30, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), reunindo autoridades civis e militares, policiais, familiares e a população em geral. Foi orientado pela Polícia Militar que os motoristas redobrem a atenção à sinalização implantada na região e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas


fonte bandpiaui.com.br

Duas escolas piauienses estão entre as 10 melhores escolas do Brasil

 Instituto São José e Dom Barretos São destaques no ranking nacional.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta segunda-feira (22/06) os microdados oficiais do ENEM 2025. Os resultados colocam o Piauí em posição de destaque no cenário educacional brasileiro, com duas instituições de Teresina figurando entre as dez melhores escolas do país.


Foto: DivulgaçãoEscola São José.
Escola São José.

De acordo com os dados, o Instituto São José alcançou a 4ª colocação nacional, enquanto o Instituto Dom Barreto aparece em 10º lugar no ranking brasileiro. O desempenho reforça a tradição de excelência das escolas piauienses e evidencia a força da educação desenvolvida no estado.

Segundo especialistas, os resultados demonstram a consistência dos projetos pedagógicos adotados pelas instituições e confirmam o avanço da qualidade do ensino no Piauí nos últimos anos.

No ranking estadual do ENEM 2025, o Instituto São José lidera com média de 773,83 pontos. Em seguida aparecem o Instituto Dom Barreto, com 752,12 pontos, e a Escola Popular Madre Maria Villac, com 737,22.

As 10 melhores escolas do Piauí no ENEM 2025

Posição    Cidade    Escola    Nota Média
1º    Teresina    Instituto São José    773,83
2º    Teresina    Instituto Dom Barreto    752,12
3º    Teresina    Escola Popular Madre Maria Villac    737,22
4º    Teresina    CEV Colégio Unidade Jockey    731,77
5º    Picos    Colégio Machado de Assis    729,00
6º    Teresina    Colégio Procampus    728,43
7º    Teresina    Colégio Propósito    721,81
8º    Teresina    Colégio Sagrado Coração de Jesus    717,95
9º    Teresina    Colégio Lerote Ltda    717,02
10º    Teresina    Colégio Great    715,98

Ranking geral entre instituições, sem recorte por número de alunos.

Fonte: Dados do INEP/MEC.

Fonte: Divulgação

fonte www.portalaz.com.br

Onix é encontrado completamente destruído pelo fogo na BR-020 em Várzea Branca

 

Veículo foi consumido pelas chamas e causas do incêndio ainda são desconhecidas

Um veículo modelo Chevrolet Onix foi encontrado completamente destruído após ser consumido pelo fogo às margens da BR-020, no trecho conhecido como região das Canoas, no município de Várzea Branca, no Piauí. O automóvel ficou totalmente queimado, restando apenas a estrutura metálica, o que chamou a atenção de quem passava pelo local.

Foto: ReproduçãoOK

Até o momento, as circunstâncias que levaram ao incêndio ainda não foram esclarecidas. Não há informações confirmadas sobre o proprietário do veículo, nem sobre a origem das chamas que destruíram o automóvel. As autoridades ainda não divulgaram se há indícios de acidente, ação criminosa ou falha mecânica.

Também não foi confirmado se havia ocupantes dentro do carro no momento em que o fogo começou, nem se houve registro de feridos. A ausência de informações sobre vítimas aumenta a incerteza em torno do caso, que segue sem detalhes oficiais por parte das autoridades responsáveis.

O episódio ocorreu em uma área próxima à divisa entre os estados do Piauí e Bahia e tem gerado curiosidade entre moradores da região. A destruição completa do veículo dificulta a identificação imediata e torna a apuração das causas do incêndio ainda mais complexa, enquanto o caso segue sem esclarecimentos.

Fonte: Portal Az

TJ suspende trechos de decreto que regulamenta IPTU 2026 em Teresina

 

IPTU de Teresina | Foto: Semf

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através do desembargador, José Vidal de Freitas Filho, determinou a suspensão da cobrança do IPTU 2026 em Teresina, em uma decisão que impacta diretamente milhares de contribuintes da capital. A medida foi tomada após questionamentos sobre a legalidade do processo relacionado à atualização dos valores do imposto.

Com a decisão, a Prefeitura de Teresina fica impedida, temporariamente, de realizar a cobrança do tributo até que o mérito da ação seja analisado pela Justiça. O entendimento busca evitar possíveis prejuízos aos contribuintes enquanto a controvérsia jurídica não é definitivamente resolvida.

A discussão envolve a forma como foram estabelecidos os critérios para a cobrança do imposto, tema que gerou debates entre representantes do município, órgãos de controle e setores da sociedade civil.

A suspensão tem efeito imediato e deve permanecer válida até nova deliberação do Poder Judiciário. Enquanto isso, a administração municipal poderá adotar as medidas jurídicas cabíveis para tentar reverter a decisão.

Especialistas avaliam que a medida traz segurança jurídica aos contribuintes neste momento, evitando cobranças que posteriormente poderiam ser consideradas irregulares caso a Justiça confirme os questionamentos apresentados na ação.

O caso segue em tramitação no Tribunal de Justiça do Piauí e ainda deverá passar por novas etapas processuais antes de uma decisão definitiva sobre a cobrança do IPTU 2026 na capital piauiense.

Entenda o caso 

Em março deste ano, a administração municipal sancionou a Lei Complementar nº 6.333, aprovada pela Câmara Municipal, criando um modelo de transição para a aplicação da nova Planta de Valores Genéricos (PVG), utilizada como base para o cálculo do IPTU. A legislação foi apresentada como uma forma de reduzir os impactos da atualização imobiliária sobre os contribuintes.

Entre as principais mudanças, a norma determinou que o aumento do imposto não poderia ultrapassar 25% ao ano até 2035. Pela regra, o contribuinte passaria a pagar o menor valor entre o IPTU calculado pela nova planta e o valor reajustado dentro do limite estabelecido pela lei.


A legislação também definiu uma atualização escalonada dos valores dos imóveis. Em 2026, por exemplo, apenas parte dos novos valores da planta seria considerada no cálculo do tributo, numa tentativa de suavizar os efeitos da revisão cadastral. Além disso, a lei manteve benefícios como a isenção para imóveis de menor valor e previu mecanismos para restituição ou compensação de eventuais cobranças realizadas acima do permitido.

fonte www.portalr10.com


Cadela é atropelada por motociclista que foge sem prestar socorro no interior do Piauí

 Uma cadela ficou ferida após ser atropelada por uma motocicleta na última segunda-feira (22/06), no Centro de Campo Maior. Após o acidente, o condutor deixou o local sem prestar socorro ao animal, o que mobilizou protetores independentes do município.

Foto: ReproduçãoReprodução
Reprodução

De acordo com a protetora Nívea Carvalho, integrante do grupo AdoteCM, a ocorrência chegou ao conhecimento dos voluntários por meio de uma denúncia encaminhada pelo Núcleo de Endemias de Campo Maior. Após o resgate, os protetores tentaram encontrar um local adequado para acolher a cadela, mas enfrentaram dificuldades devido à falta de espaço.

Segundo a ativista, o grupo não possui sede própria e as residências dos voluntários já estão com a capacidade de acolhimento esgotada. Diante da situação, um homem se ofereceu para receber o animal, alegando que costumava alimentá-lo nas ruas.

No entanto, após o resgate, moradores da região relataram que o homem seria, na verdade, o tutor da cadela. Ainda conforme os relatos, ele já teria sido alvo de reclamações relacionadas a supostos maus-tratos contra animais.

A protetora informou que a cadela possui filhotes e, por não haver outro local disponível para acolhê-la, ela permanece na residência do suposto tutor. O grupo responsável pelo resgate registrou um boletim de ocorrência para que o caso seja apurado pelas autoridades.

Campo Maior não conta atualmente com um Centro de Zoonoses. As denúncias de maus-tratos a animais são recebidas pelo Núcleo de Endemias do município e encaminhadas ao grupo AdoteCM, que atua de forma voluntária no resgate e acompanhamento dos casos.

O motociclista envolvido no atropelamento poderá responder criminalmente por abandonar o animal ferido sem prestar assistência.

fonte 180graus.com

Empresário Danilo Veloso morre aos 38 anos em Teresina

 O empresário Danilo Madeira Portela Veloso, de 38 anos, faleceu no início da noite desta última segunda-feira (22/06) em Teresina. A causa da morte não foi divulgada.

Danilo Veloso era filho de Clóvis Veloso, procurador do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), e casado com Paloma Tajra, filha do empresário Paulo Tajra. Ele deixa três filhos. A notícia do falecimento causou forte comoção entre amigos, familiares e no setor empresarial.

Foto: Reprodução

O corpo do empresário foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba para a realização dos exames periciais necessários e, em seguida, liberado para a família na madrugada desta terça-feira (23/06).

O velório de Danilo Veloso ocorreu na Capela do Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina. O sepultamento  ocorreu às 12h desta terça-feira (23/06).

fonte 180graus.com

Saiba quem era o jovem de 23 anos que morreu após colidir contra poste na zona sul de Teresina

 Um jovem identificado como Guilherme Cirqueira Dias, de 23 anos, morreu após um grave acidente de motocicleta registrado nesta terça-feira (23/06), na Avenida Henry Wall de Carvalho, no bairro Promorar, zona sul de Teresina. A vítima colidiu violentamente contra um poste de iluminação pública e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local.

Foto: Reprodução

Segundo informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Guilherme pilotava a motocicleta quando, por motivos que ainda serão investigados, perdeu o controle da direção e atingiu o poste às margens da avenida. A força do impacto mobilizou equipes da Polícia Militar e chamou a atenção de moradores e motoristas que passavam pela região.

Além do jovem, outra pessoa envolvida no acidente ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O local foi isolado por policiais militares até a realização da perícia criminal. Após os procedimentos, o corpo de Guilherme foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

fonte 180graus.com

Henrique Pires sugere que Rafael Fonteles pause obras de asfalto e invista valor em abastecimento de água

 Na visão do parlamentar, o serviço ainda é deficitário no estado.

Henrique Pires (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) sugeriu, nesta segunda-feira (22), que o governador Rafael Fonteles (PT-PI) pause momentaneamente obras de asfaltamento no estado para focar no abastecimento de água dos municípios. Na visão do parlamentar, o serviço ainda é deficitário no estado. O espaço continua em aberto.

A atual responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário é a empresa Águas do Piauí, que contempla 223 cidades. O grupo, que também detém a concessão na capital piauiense por meio da Águas de Teresina, assumiu o lugar da empresa Agespisa em 2024. Procurados, a concessionária não divulgou nota até a publicação desta matéria.

Henrique Pires afirmou que a mudança prejudicou a situação de cidades, que já eram afetadas por deficiências no abastecimento.

“O que eu tenho visto é que várias cidades, que eram atendidas de certa forma satisfatória pela Agespisa, ficaram piores. Isso é inadmissível. A ideia que se tem quando se faz uma PPP (Parceria Público-Privada) dessa, quando se dar um corte de servidores, era para melhorar e o que eu estou vendo é que na maioria dos municípios está é piorando”, disse.

Com a concessão, a Aegea – empresa responsável pelo grupo – prevê investimento de R$ 8,6 bilhões com as metas de universalização do acesso à água e saneamento básico nas zonas rural e urbana dos municípios do Piauí.

Para Henrique Pires, a alternativa à problemática da falta d’água seria uma mudança na rota dos investimentos, direcionando recursos ao setor e ampliando a oferta à população.

“Essa falta d’água em falo disso diariamente com o governador e o secretário lutando por orçamento para abastecimento d’água. Essa é a ação mais importante. Por mim, dava um tempo em calçamento e estrada para focar em abastecimento d’água para a marca do governador Rafael ser o Piauí 100% de casas abastecidas com água tratada”, completou.

fonte portalclubenews.com