sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

63ª Expoapi exibe o bode piauiense eleito o mais pesado do Brasil


63ª Expoapi exibe o bode piauiense eleito o mais pesado do Brasil

A 63ª Expoapi é a primeira exposição agropecuária a contar com a participação do gado pé duro. O boi curraleiro pé duro foi reconhecido oficialmente como raça pelos Ministério da Agricultura e os primeiros registros foram feitos em uma fazenda de Campo Maior, interior do Piauí.

Outra novidade da 63ª Expoapi foi a exibição do bode mais pesado do Brasil. Pesando 140 quilos, o bode piauiense de 2 anos e meio bateu o recorde nacional, o que para os criadores significa a evolução do setor no Estado. Com os negócios aquecidos no Parque de Exposição, os leilões superaram as expectativas e devem movimentar mais de R$ 1 milhão neste ano. 
Os eventos irão receber criadores de gado de todo o Piauí, parte do Maranhão, Pará e Ceará. O Piauí alcançou, nos últimos anos, a excelência em criação de várias raças, graças ao empenho e a busca pelo melhoramento genético do rebanho nas fazendas. 

“Conquistamos com muito trabalho a excelência no nosso rebanho e isso tem atraído pecuaristas de outros estados. Temos esta expectativa de negócios baseada nos números da primeira edição do evento e porque, nesse ponto, o Piauí está bem representado e já podemos dizer que os avanços são visíveis”, afirma um dos organizadores da Expoapi 2013, André Nogueira.
Para o pecuarista João Madison, que realiza um dos leilões, os investimentos do Governo do Estado, com o fortalecimento da Adapi e o trabalho dos criadores estão mudando a pecuária piauiense. O Piauí tem hoje representantes de grande campões de qualidade genética reconhecidos pela Associação Brasileira de Criadores Gir. 

“Estamos em um processo de crescimento constante, mesmo com a seca que nos prejudica bastante. Hoje, o Piauí tem o nível e qualidade dos grandes estados em muitas raças, são animais frutos de investimento e pesquisa genética. Os leilões irão mostrar a qualidade dos nossos animais, animais campeões, um ótimo investimento para os pecuaristas", explica.

A 63ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e pela associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ). O evento é o primeiro a ser realizado com o Piauí na condição de Área Livre da Febre Aftosa com vacinação.

fonte cidadeverde.com