Chuva gera estragos e médicos do HUT fazem cirurgia sem luz
Segundo temporal em 24 horas provoca estragos pela capital e deixa várias regiões sem energia elétrica.
Uma forte chuva no final da tarde desta segunda-feira (13) voltou a provocar estragos em vários bairros de Teresina (PI) e até na zona Rural. As situações mais preocupantes envolvem a falta de energia elétrica. Até o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi afetado e médicos precisam usar a luz de telefones celulares para fazerem procedimentos.
Médicos no HUT: faltou energia na hora da chuva para a cirurgia
O Cidadeverde.com teve acesso a uma imagem que mostra médicos operando um paciente no início da noite desta segunda-feira. A suspeita é de que o gerador do hospital tenha falhado na hora da queda de energia.
O HUT informou que possui três geradores para setores cruciais: UTI, centro cirúrgico e hall, onde costumam ficar pacientes. Outros setores contam com lâmpadas de emergência. Mesmo com a reportagem informando ter recebido a foto da sala de cirurgia no escuro, nenhum gerador, segundo o hospital, teria falhado.
Populares relatam ainda a queda de um fio de alta tensão na Santa Maria da Codipi, a falta de energia na estação Frei Serafim do metrô (estação ferroviária), uma árvore caída no Jacinta Andrade. O povoado Soinho também ficou sem energia elétrica.
Estação do metrô ficou no escuro no início da noite
Na noite de ontem, um homem com deficiência auditiva chegou a ser levado pela enxurrada na capital, enquanto dormia. Ele ficou com escoriações pelo corpo. Vários bairros ficaram sem energia depois de árvores caírem e casas desmoronarem.
Populares informaram que fios elétricos caíram na avenida Gil Martins, zona Sul, perto da gráfica Halley. Eles temem risco de choque.
Mais chuva
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou que até o dia 15 a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o Estado.
Marcelino Machado, diretor de operações da Eletrobras, informou que alguns bairros devem continuar sem energia até terça-feira, ainda por conta da chuva de domingo. O número de equipes em ação para reparos foi reforçado, mas o existem muitos danos a serem reparados. São 40 equipes. Só no domingo foram 600 telefonemas.
fonte cidadeverde.com