Filme sobre a vida de Kátia Tapety leva prêmio internacional de cinema
O filme “Kátia”, película que conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti a ser eleita a um cargo político no Brasil, recebeu o prêmio de melhor longa na 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.
Por três vezes seguidas, Kátia Tapety foi a vereadora mais votada de Colônia do Piauí e exerceu o cargo de vice-prefeita do município entre 2004 e 2008.
Com roteiro de Karla Holanda, fotografia de Jane Malaquias e edição de Marco Rudolf e Karla Holanda, a produção ganhou em fevereiro de 2010 o Prêmio Petrobras Cultural, o que lhe garantiu o patrocínio da estatal. Ao todo, foram cerca de 30 horas de gravações em Oeiras, Colônia do Piauí e no Rio de Janeiro.
Em 2012, o filme estreou no Festival de Brasília. No Piauí, além de Teresina, a película foi exibida ano passado nos municípios de Oeiras e Colônia do Piauí.
Evelin Santos/Cidadeverde.com
Karla Holanda, diretora do filme
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é um evento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES e que celebra aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos no nosso continente.
O evento aconteceu nas 26 capitais e no Distrito Federal. A programação compreendeu uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.
fonte cidadeverde.com