quinta-feira, 26 de junho de 2014

Famoso por seu pão de queijo, Seu Cornélio morre aos 92 anos de idade


Famoso por seu pão de queijo, Seu Cornélio morre aos 92 anos de idade

Cornélio ficou conhecido por vender pão de queijo no centro de Teresina por mais de 40 anos. Veja onde será o velório.


Cornélio Evangelista da Costa, conhecido como Seu Cornélio do pão de queijo, faleceu em Teresina (PI) nesta quinta-feira (26) aos 92 anos de idade. 

Seu Cornélio se transformou em uma das personalidades mais famosas de Teresina. Era conhecido pela lanchonete na esquina da avenida Antonino Freire com a rua David Caldas, Centro da capital, onde vendia pão de queijo há mais de 40 anos. 

Cornélio faleceu às 3h da madrugada. Desde o início do ano ele enfrentava problemas de saúde. No último mês, o empresário foi internado consecutivas vezes. Recentemente, estava internado no hospital Unimed. 

O velório de seu Cornélio acontece na funerária Pax União, avenida Miguel Rosa, até 16h. Ele deixa três filhos e cinco netos.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com/Arquivo 2012
Querido por todos, Cornélio é abraçado pelo humorista João Claudio Moreno no aniversário de 91 anos, em 2012

Filho lamenta perda
Alberto Salomão Evangelista, filho de seu Cornélio, declarou sentir muito orgulho do pai. "Meu pai fez o pão e todo mundo gostava, principalmente aqueles estudantes dos colégios do Centro. Sempre vou me lembrar da alegria que ele tinha de viver".

De acordo com Alberto, Cornélio não apresentava qualquer problema de saúde aos 91. Porém, no ano seguinte, o empresário sofreu duas quedas. Em uma delas, ele bateu a cabeça. Na outra, o fêmur entrou na bacia. 

Internado há uma semana, Cornélio tinha previsão de alta para amanhã, mas teve novas complicações e voltou para a UTI, onde faleceu. 

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com
Alberto, um dos três filhos de seu Cornélio, lembra com orgulho do pai


Tradição
Nos últimos anos, a família expandiu os negócios com o nome de Seu Cornélio, abrindo uma nova lanchonete na avenida Jockey Club, zona Leste. 

A receita do pão de queijo foi ensinada por sua sogra, Rosa Salomão, de naturalidade síria, mas seu Cornélio não entregava a ninguém. "Creio que é a minha mão", disse ao Cidadeverde.com em 2012, durante as comemorações do seu aniversário.


Ao completar 91 anos, Seu Cornélio recordou um dos episódios mais marcantes de sua lanchonete: a passagem do então candidato a presidente Leonel Brizola. O líder maior do PDT gostou tanto do pão de queijo que pediu outros 20 para levar ao Rio Grande do Sul, sua terra natal.

CRC lamenta perda
Cornélio Evangelista da Costa foi o oitavo presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), entre 1982 e 1983. No CRC, seu Cornélio também ocupou cargos na diretoria em outras duas gestões, nos anos 1970, quando foi adquirida a primeira sede do Conselho. A atual diretoria da entidade, na pessoa do presidente Elias Dib Caddah Neto, lamentou a perda.
 
"Além de ser um empresário de sucesso com o pão de queijo mais famoso da cidade e uma das personalidades mais queridas de Teresina, Cornélio Evangelista da Costa foi um dos presidentes que mais contribuiu com o crescimento do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí", diz nota enviada pelo CRC. 

fonte cidadeverde.com