Mão Santa pretende triplicar total de vagas em cursos da Uespi
Em seu plano de governo, o candidato ao governo do estado pelo PSC, Francisco de Assis Moraes Sousa, o Mão Santa, prevê a reabertura de hospitais e postos de saúde do interior, além do Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas (HGV). E indica que o secretário será essencialmente um médico.
Na educação, o plano também prevê a indicação de um professor como secretário, além da revitalização de escolas públicas como o Liceu Piauiense, que segundo o plano, "estão esquecidas há 12 anos".
Uma das metas mais ousadas do candidato diz respeito a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para a qual ele pretende reabrir unidades fechadas, realizar concurso público para professores com a garantia de contratação dos aprovados, restaurar os campus sucateados e implantar novos cursos. Consta ainda a ampliação do programa de especializações para professores com oferta de intercâmbio internacional e informatização da Universidade.
O plano diz ainda que Mão Santa vai triplicar as vagas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Informática e Engenharia e vai garantir a autonomia financeira da Uespi, além de integrar a Fundação Antares, TV e Rádio Educativa à Universidade como meio de propagação da educação e cultura.
Uma curiosidade na área de assistência social é que ele pretende retomar programas como "Sopa na Mão", "Luz Santa" e implantar o "Água Santa".
fonte cidadeverde.com