quinta-feira, 28 de agosto de 2014

APIPA e UESPI fazem campanha para castração de animais no campus


APIPA e UESPI fazem campanha para castração de animais no campus

Ação aconteceu durante a última quarta-feira (27) no campus Torquato Neto

Na última quarta-feira (27), a APIPA – Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais -, esteve presente em uma Ação da Justiça Eleitoral e Cidadania, realizada pelo TER-PI, na UESPI. No decorrer do dia, os voluntários da associação explicaram aos estudantes e à comunidade local sobre o seu funcionamento e papel fundamental na sociedade. A APIPA ainda participou de um mini-curso realizado pela manha na UESPI.
Segundo uma voluntária da instituição, Paula Braga, a recepção do público foi ótima. “Várias pessoas participaram pela manhã e contribuíram com a doação de ração e dinheiro para as despesas da associação”, conta.
A intervenção na UESPI pela APIPA não se limitou apenas em um trabalho voluntário dos integrantes da associação. Bárbara Melo, vice-reitora da UESPI, junto com a professora Lina Santana, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos, a fim de garantir a castração dos gatos que habitam o Campus Torquato Neto. Isso evitaria que a quantidade de felinos continuasse crescendo, pondo em risco a própria segurança deles.
A vice-reitora Bárbara Melo alertou para a importância da campanha: “Algumas pessoas da comunidade acadêmica já vinham fazendo esse trabalho de evitar atos de maus tratos a estes animais, que poderiam inclusive ser tipificados como crime ambiental, o que fizemos foi somente induzir para que isso se transformasse em uma campanha institucional”, garantiu Bárbara.
De acordo com a coordenadora da APIPA, Isabel Moura, na ação voluntária realizada na UESPI, o valor arrecadado superou os R$ 1.500,00, além de materiais angariados como ração e jornais. “Nós já temos duas clínicas cadastradas, que concordaram em fazer parceria para que a castração fosse feita a um custo menor, e aqui na UESPI temos uma média de 30 a 40 gatos para serem castrados, tanto fêmeas quanto machos”, relata. Ainda segundo Isabel, a campanha terá continuidade, e a pretensão é de se estender por toda a cidade de Teresina.
fonte portal o dia