segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pais dormem na fila para matricular filhos no Liceu Piauiense


Pais dormem na fila para matricular filhos no Liceu Piauiense

Diretor ainda não sabe onde ficarão os alunos matriculados.

As matrículas na rede pública estadual de ensino tiveram início na manhã desta segunda-feira (12) e dezenas de pais dormiram na fila para garantirem a vaga de seus filhos em uma das mais populares do estado, o Colégio Zacarias de Góis, popularmente conhecido como Liceu Piauiense.
De acordo com o diretor geral da instituição, Edvaldo Lima, apesar dos problemas enfrentados em relação ao falta de estrutura, a cada ano tem aumentado a procura por vagas no Liceu. “A demanda sempre foi muito superior ao número de vagas ofertadas, por isso testes seletivos eram realizados até ano passado”, disse.
Fotos: Assis Fernandes/ODIA
Diferentemente dos anos anteriores, a forma de ingresso dos novos alunos não está sendo feita através de teste seletivo. “O teste é uma forma democrática, mas que demanda tempo para que seja elaborada e corrigida. Por isso decidimos ofertar esse ano as vagas considerando a ordem de chegada”, explica o diretor.
A mudança resultou em enormes filas que se formaram desde domingo. “Às 7h da manhã nós começamos a distribuição das senhas e iniciamos as matrículas às 8h. Seguiremos realizando matrículas até fechar o número de vagas”, esclarece o diretor. 
O diretor informou que as vagas são apenas para alunos do primeiro ano do ensino médio. Estão sendo ofertadas 525 vagas para novas matrículas, sendo 300 para o ensino integrado, ou seja, ensino médio com ensino profissionalizante, e 225 vagas para o ensino médio de tempo integral. “Permanecemos com o mesmo número de vagas ofertadas no ano passado e nossa previsão é manter o mesmo número de alunos de 2014 em 2015”, disse.
O diretor revelou que a poucos meses do início do ano letivo, ainda não há previsão sobre o local que deve abrigar todas as 20 turmas por turno e a direção da escola durante a conclusão da reforma, que estava prevista para ser concluída em dezembro. “Provavelmente a escola deve funcionar em dois prédios diferentes por conta da quantidade de alunos. Acredito que na primeira semana de fevereiro já teremos o nome do local ou dos locais que receberão aos alunos”, conclui.
As matrículas no Liceu Piauiense estão acontecendo de 8h ao meio dia e de 14 às 16h e seguirão até o dia 13 de fevereiro ou até que o número de vagas seja preenchido.
Os documentos necessários para a matrícula na instituição são: cópia da declaração, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino fundamental caso o aluno já esteja com ele em mãos, cópia do RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. 

fonte portal o dia