sábado, 17 de outubro de 2015

Dermatologistas orientam população sobre a prevenção do câncer de pele


Dermatologistas orientam população sobre a prevenção do câncer de pele

Caminhão com consultórios estacionou no Complexo da Ponte Estaiada e fez atendimento gratuito.

O Tour de Combate ao Câncer de Pele está em Teresina, no complexo da Ponte Estaiada. A ação, que faz parte do Programa Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, realiza consultas das 9h da manhã às 15h por equipes locais e médicos dermatologistas voluntários da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
No Piauí, o trabalho é coordenado pelo médico Victor Martins. Em entrevista para o O Dia, o especialista ressaltou a importância de cuidar da pele exposta ao sol. “A incidência de raios ultravioleta é muito maior aqui em Teresina. Portanto, os riscos e os cuidados também”, explica. 
As consultas oferecem orientações e avaliação da pele. Caso o câncer seja diagnosticado, o paciente é direcionado a um hospital para começar o tratamento. “É um caminho itinerante. Um dia do ano é escolhido e hoje estacionamos o caminhão aqui na Avenida Raul Lopes para disponibilizar este atendimento gratuito. O principal intuito é de orientar as pessoas e prevenir contra o câncer de pele”, esclareceu o coordenador do evento. 
As orientações foram dadas em folders e durante as consultas sobre os riscos da exposição solar excessiva e da necessidade de proteger a pele do sol. A professora Cleania Feitosa chegou cedo e foi uma das primeiras no atendimento. Ela conta que está mais aliviada por não ter sido diagnosticada por nenhuma doença: “A médica me deu informações importantes, estava preocupada porque pego muito sol e estou ciente de que preciso me cuidar mais”. 
Pela primeira vez, foram disponibilizados, em casos mais graves, exames com o Fotofinder, equipamento de alta tecnologia que facilita o diagnóstico do câncer de pele de forma rápida e precisa. 
O movimento é desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1999. A ação específica do caminhão de consultas ocorre há sete anos em todo Brasil e é o quinto ano consecutivo em Teresina. 
Os Raios Ultravioletas (UV) 
Os efeitos do Sol na pele são provocados principalmente pelos raios UV, que têm forte incidência nesse período quente do ano. Os UVB estimulam o bronzeado da pele e são os principais responsáveis pelas queimaduras solares. Os UVA penetram na pele mais profundamente; aceleram o envelhecimento cutâneo e podem provocar intolerâncias solares, normalmente designadas alergias solares e problemas de pigmentação. Os UVB e os UVA podem desencadear alterações no interior das células e provocar o câncer de pele.
Cuidados 
A proteção solar é sempre a melhor maneira de prevenir os riscos da exposição ao sol. Os principais cuidados são: 
- Evitar exposição entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa;
- Crianças menores de 6 meses não devem ficar expostas diretamente ao sol;
- Proteger-se com chapéu, óculos escuros, camiseta e um protetor eficaz contra os raios UVA e UVB;
- Aplicar protetor solar antes da exposição e renovar a aplicação regularmente. 

fonte portal o dia