segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Moradores comemoram instalação de videomonitoramento na Vila Jerusalém


Moradores comemoram instalação de videomonitoramento na Vila Jerusalém

Governo promete expandir sistema para a zona Sudeste de Teresina.

A população que reside na Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina, ganhou, nesta segunda-feira (14), um sistema de segurança que visa diminuir e prevenir a violência na região. A ação faz parte do programa ‘Crack, é Possível Vencer’, e contará com 26 câmeras fixas em postes e bases de videomonitoramento, além de 20 policiais militares em regime de revezamento. O programa é coordenado pelo Ministério da Justiça, em parceira com o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 
Fotos: Elias Fontinele/ODIA
A Vila Jerusalém possui cerca de 700 famílias e uma forte atividade envolvendo o tráfico de drogas. Para os moradores, essa iniciativa trará mais segurança à comunidade, além de diminuir os estigmas de que a região é violenta. 
Raulino Barbosa da Silva reside na Vila Jerusalém há mais de 20 anos, e segundo ele, a instalação do serviço de videomonitoramento será mais uma alternativa para os moradores se prevenirem da violência. “Vai melhorar muito para nós, porque teremos mais segurança e a comunidade necessita muito, porque a gente fica à mercê da violência, tanto de dia quanto de noite. E agora a comunidade será mais bem vista por todos”, disse.
Ismael Abreu Rosa mora na Vila Jerusalém há 35 anos, e foi um dos moradores que aprovou a instalação das câmeras no bairro. Para ele, esse serviço inibirá a ocorrência de pequenos roubos e tráfico de drogas. “Se alguém for assaltado, por exemplo, dá para ver pelas câmeras e ir atrás, e isso é ótimo”, falou.
O morador ainda sugeriu que o serviço seja expandido para outros bairros, para que mais pessoas sintam-se seguros e protegidos. “Por enquanto só aqui que tem, mas se colocar em outros bairros vai ser bom para mais pessoas. Mas só se o Estado tiver condições de sustentar isso. Com cinco meses começa a queimar tudo e volta ao que era antes, sem nada, e volta a criminalidade. Mas vamos torcer para que isso não aconteça e que mostre mesmo resultados”, frisou Ismael Abreu.
Fotos: Divulgação/SSP
A Governadora em exercício, Margarete Coelho e o Secretário de Segurança, Fábio Abreu, confirmaram que a região sudeste será a nova meta de expansão do sistema de videomonitoramento. O anúncio aconteceu durante a solenidade de inauguração da base do programa Crack é Possível Vencer, na Vila Nova Jerusalém.  
“Será feito com recursos próprios do Tesouro Estadual”, disse a Governadora. “Diferente do projeto do Governo Federal, que é móvel, vamos implantar a base do sistema de monitoramento nos batalhões e delegacias da área do Satélite e do grande Dirceu”, explicou Fábio Abreu.
O Comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto confirmou ainda que em 2016 será fechada parceria com o Maranhão para interligar o sistema de videomonitoramento nas pontes entre Teresina e Timon. “Já estivemos conversando com o secretário Fábio Abreu e com o Comandante da PM em Timon-MA para que possamos integrar com câmeras nossos sistemas e fazer o monitoramento das pontes. Em janeiro devemos já estar trabalhando esta parceria”.

fonte portal o dia