sábado, 26 de dezembro de 2015

Operação Faxina nos Bairros alerta para o combate ao Aedes Aegypti


Operação Faxina nos Bairros alerta para o combate ao Aedes Aegypti

Equipes realizaram atividades no Lourival Parente, Marquês, Cidade Jardim e Dirceu.

Alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti. Esse é o objetivo da operação Faxina nos Bairros, realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). O trabalho consiste na limpeza de possíveis focos do mosquito nas residências, além da distribuição de material educativo para moradores.
Fotos: Elias Fontinele/O Dia
Nesse sábado (26) as equipes realizaram atividades nos bairros Lourival Parente (zona sul), Marquês (zona Norte), Cidade Jardim (zona Leste) e Dirceu I (zona Sudeste).  Os moradores foram orientados a descartar todo material que possa acumular água, e se tornar um criadouro do mosquito Aedes Aegypti, como pneus, garrafas pet, móveis velhos. 
“É um trabalho de chamar atenção da população para que não tenha na sua casa, ou local de trabalho, os criadouros do Aedes Aegypti. O mosquito é vetor de 22 viroses, 7 delas já foram identificadas do Brasil. Para essas viroses não tem medicação e não tem vacina. Então precisamos ser maiores que o mosquito, e mais inteligentes.  A melhor tecnologia contra o mosquito é o próprio cidadão”, comenta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta para a importância do combate ao Aedes Aegypti
Os locais escolhidos para receber a operação Faxina nos Bairros apresentam elevado índice de infestação de mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa). “Estamos atenção no sábado, para caracterizar como dia da faxina nos bairros onde foi encontrado maior número de criadouros do mosquito”, explica Amariles Borba.

O prefeito Firmino Filho participou da ação
O prefeito de Teresina, Firmino Filho acompanhou de perto as ações da operação Faxina nos Bairros, realizadas hoje. Para ele a participação da comunidade é fundamental na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. “É importante que nós possamos mudar completamente o nosso comportamento em relação ao lixo. É fundamental que cada um faça a sua parte, aproveitando o sábado para dar uma olhada no quintal, no jardim, para evitar os criatórios do Aedes Aegypti”, pontua Firmino Filho. 

fonte portal o dia