segunda-feira, 27 de junho de 2016

Encontro Wellington debate parceria na Saúde com governador do Maranhão


Encontro

Wellington debate parceria na Saúde com governador do Maranhão

"Acertamos parâmetros para um termo de cooperação entre o executivo do Piauí e Maranhão e um estudo desse assunto entre as duas procuradorias", disse Wellington.

Regularização fundiária, gestão e atendimento na área de saúde foram algumas das pautas de audiência, realizada na tarde desta segunda (27), em São Luís entre os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Maranhão, Flávio Dino, que contou também com a presença do secretário de Saúde, Francisco Costa, com o procurador-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Moura, e com o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga.

Flávio Dino agradeceu o apoio e visita do governador Wellington Dias e destacou que nesse encontro foram tratados diversos assuntos. No caso do Ministério Público, foi discutida sobre a necessidade da constituição de grupos interestaduais para atuar em determinados temas. “Considerando que a criminalidade sendo transfronteiriça é razoável que haja uma atuação cooperada para dar conta da complexidade desses desafios”, diz Flávio Dino.
Imagem: Divulgação/AscomWellington Dias e o governador Flávio Dino(Imagem:Divulgação/Ascom )Wellington Dias e o governador Flávio Dino
O governador Flávio Dino afirmou que, na área da Saúde, foi tratado a cerca de cooperação cotidiana que o sistema do Piauí oferece ao Maranhão e como, por outro lado, o Maranhão pode colaborar para que o cidadão de qualquer lado do Rio Parnaíba possa ser bem atendido.

“Trocamos experiências a cerca da constituição recente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, que tem sido um caminho exitoso de aprimoramento do serviço de saúde no Maranhão. Estamos prontos a colaborar com o Governo do Piauí na continuidade dessa troca de ideias e na definição de caminhos que ajudem essa parte do território nacional”, disse o governador maranhense, declarando que o objetivo dessa ação conjunta é garantir o desenvolvimento da região para que ela possa vencer esse ciclo de pobreza que, em muitas décadas, foi predominante.
Imagem: Divulgação/AscomEncontro aconteceu na cidade de São Luís(Imagem:Divulgação/Ascom )Encontro aconteceu na cidade de São Luís
O governador Wellington Dias enfatizou a importância desse encontro para os dois estados e destacou a experiência que os Ministérios Públicos Estaduais do Piauí e Maranhão, o Poder Judiciário dos dois estados e o Poder Executivo no combate à grilagem na linha do protagonismo para regularização fundiária. “Acertamos parâmetros para um termo de cooperação entre o executivo do Piauí e Maranhão e um estudo desse assunto entre as duas procuradorias”, disse Wellington, declarando que os dois procuradores estaduais passaram a tratar um cronograma para atuação conjunta no combate à grilagem e a regularização fundiária.

Na área da saúde, Wellington ressaltou que o Maranhão tem uma destacada e nova experiência sobre o tema com um modelo de gestão que trouxe melhoramentos para garantir melhor condição não só de controle de receitas e despesas, mas também de melhores resultados. “Nesse sentido, vimos solicitar uma cooperação e, da mesma forma, colocar a nossa rede, nossa experiência a serviço do estado do Maranhão”, disse, declarando que também tratou junto com Flávio Dino de pautas de interesse dos dois estados junto ao Governo Federal.

fonte gp1