terça-feira, 28 de junho de 2016

Governo entrega Unidade de Saúde em Tanque do Piauí


Governo entrega Unidade de Saúde em Tanque do Piauí

Além da unidade de saúde, o município deve ser beneficiado com investimentos em infraestrutura rural.


O município de Tanque do Piauí foi beneficiado com uma importante obra do Governo do Estado. No último sábado (25), a cidade ganhou uma Unidade Básica Avançada de Saúde (Ubas), que vai beneficiar mais de 2,7 mil pessoas com atendimentos odontológicos e realização de partos. O governo Estadual, através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), investiu cerca de R$ 600 mil na construção da obra que vai garantir o pronto atendimento na área da saúde para os tanquenses.
A garantia de atendimento especializado para as gestantes da região foi recebida com bastante afinco e era uma das reivindicações das comunidades do município. A construção da Unidade Básica Avançada de Saúde mobilizou um grupo de mulheres tanquenses, que criaram uma corrente de solidariedade e geraram a Associação das Mulheres Solidárias de Tanque. Criada em 2009, a Associação reúne mais de 40 mulheres com o intuito de fortalecer as políticas públicas para o gênero.
“A entrega dessa Ubas é muito importante porque a gente quer ter o sonho de nascer na cidade. Na época que iniciaram o projeto, foi dito que a unidade teria uma sala de parto, então decidimos criar uma associação das mulheres. O nosso objetivo é justamente buscar benefícios da saúde para a mulher. Estamos prontas para ajudar” afirmou Joselina Vieira dos Santos, uma das fundadoras da associação de mulheres.

Além de contar com uma Unidade de Parto Normal (UPN), a Ubas vai proporcionar à população local o atendimento profissional de primeiros socorros, realização de curativos, cirurgias simples, e outros procedimentos através da Unidade de Atendimento Ambulatorial (UAA).
Ainda para o município de Tanque, o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, adiantou investimentos para a área de aprimoramento da produção rural. “A SDR também anuncia a entrega do matadouro e a construção de um poço para dar auxílio estrutural a obra. O bom funcionamento do matadouro também está relacionado a saúde, pois gera alimentos de boa qualidade e procedência” explicou o secretário.
Programa Viva Semiárido
Com o intuito de fomentar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural, o projeto Viva Semiárido é uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), uma agência especializada das Nações Unidas.
Lançado em 2013, o Projeto Viva Semiárido combate a pobreza rural e investe na estruturação da produção no campo. O projeto é implantado em quatro territórios piauienses, Vale do Guaribas, Vale do Sambito, Serra da Capivara Vale do Canindé, abrangendo 89 município e beneficiando cerca de 22 mil famílias com recurso na ordem de R$ 40 milhões.
O projeto trabalha em parceria com a sociedade, associações e trabalhadores rurais. No primeiros semestre de 2016 já foram conveniados onze planos de negócio a serem aplicados em comunidades do campo. Até o final do ano deverão ser conveniados duzentos planos custeados pelo Viva Semiárido que devem gerar projetos produtivos voltados à criação de bovinos, avicultura caipira, piscicultura, quintais produtivos, mandiocultura, dentre outras ações voltadas à produção rural. 

fonte http://www.piaui.pi.gov.br