sexta-feira, 1 de julho de 2016

Escola de Dança realiza apresentações folclóricas


Escola de Dança realiza apresentações folclóricas

No ritmo das toadas, alunos da Lenir Argento se apresentam gratuitamente nos dias 1 e 2 de julho.

Programação Escola de Dança (Foto:Divulgação)


Para reviver e fortalecer a cultura popular brasileira através da dança, a Escola Estadual de Dança Lenir Argento realiza nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) atividades culturais alusivas às festas juninas. Com entrada aberta à comunidade, o evento será realizado a partir das 18h na Central de Artesanato Mestre Dezinho, na Praça Pedro II, em Teresina. O apoio é da Secretaria de Estado de Cultura e do Governo do Piauí.
A programação vai promover o folclore regional, dando destaque ao gênero da toada. As 45 turmas da Escola irão se apresentar nos dois dias de evento representando as diferentes modalidades do ritmo popular. Derivada do verbo toar, que significa produzir um som forte, a palavra toada assume papel de destaque na música popular brasileira por sua riqueza e diversidade de ritmos.
Para o coordenador da Escola, Datan Izaká, as festas típicas do período junino surgem enquanto espaço de possibilidades práticas de aprendizagem. “Faz parte da formação dos nossos alunos ouvir, ver e ter acesso à cultura brasileira, principalmente a cultura típica da nossa região e do nosso Piauí. A dança é cultura e traz essa possibilidade de vivenciar o que é nosso”, destaca.
A escola
A Escola Estadual de Dança Lenir Argento existe há 30 anos, é a mais antiga e, ainda, a maior e principal instituição de formação em dança do estado, sendo vinculada ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Recentemente, a escola foi reformada, ganhando mais uma sala e permitindo a abertura de mais vagas para este ano.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br