Rubem Martins alerta para superlotação nos presídios do Piauí
O parlamentar está preocupado com a segurança dos presos, já que estão sob a responsabilidade do Estado.
O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou nesta quarta-feira (10) um requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), solicitando que o Governo do Estado, por meio dos secretários de Justiça e da Segurança Pública, Daniel Oliveira,e Fábio Abreu, respectivamente, envie um relatório detalhado da situação do sistema prisional piauiense.
Rubem Martins afirma está preocupado com a segurança dos presos, já que os detentos estão sob responsabilidade do Estado. “Todos se queixam dos maus tratos, da situação dos presos nas suas celas. Além das condições de habitação, tem também a dificuldade da superlotação e nós estamos fazendo esse requerimento no sentido que o governo nos ofereça dados reais do que realmente está acontecendo, a fim de que a Alepi possa procurar soluções para amenizar o sofrimento do preso e manter as condições normais de habitação dentro dos presídios”, justifica.
Deputado Rubem Martins
Segundo o parlamentar, 62% dos detentos do Piauí estão sem julgamento. “Vale destacar que o Piauí ainda não dispõe de um Plano Estadual de Segurança Pública. Este detalhamento subsidiará na elaboração de estratégias, metas e ações de prevenção, controle e combate aos vários tipos de crime ocorridos no Estado”, finalizou. Além disso, o deputado estadual também chama a atenção para as fugas nas penitenciárias piauienses. A última foi registrada na cidade de Bom Jesus.