Criatividade para fugir da crise: empreendedora faz negócio de dindim
Para driblar as dificuldades enfrentadas pela instabilidade do país, é preciso diferenciar o produto ou o serviço para alavancar vendas e garantir renda.
A taxa de desemprego no Brasil teve seu índice aumentado desde o último ano, os dados mais recentes falam em 11,2% no último trimestre. A palavra crise virou parte do cotidiano das pessoas. Mas ela não é uma barreira. Para driblar as dificuldades enfrentadas pela instabilidade socioeconômica do país, empreendedores usam da criatividade para alavancar vendas e garantir renda.
Maximiana de Oliveira, mais conhecida como Max, é um belo exemplo de como a inovação pode trazer bons resultados. Atualmente vendendo dindim em casa, produto feito a base de creme e servido em saco plástico, ela viu que dar um toque diferencial ao negócio tão simples poderia ser a solução para superar os tempos de dinheiro escasso. Foi quando resolveu apostar no ‘dindim mexicano’.
“Sempre trabalhei com evento, com decoração de festa, mas teve uma queda por conta da crise e eu só dependo dessas coisas, não tenho emprego fixo”, lembra. Com a pouca procura no universo de festas, a empreendedora começou a trabalhar com a venda de bolo de pote no Parque da Cidadania, Centro de Teresina.
“Eu vi que algumas pessoas vendiam dindim por lá também e o dindim vendia mais que os outros. Há dois anos, consegui fazer o picolé mexicano, que era a paleta e vendia muito. Foi quando minha filha disse ‘mãe podíamos voltar a fazer os picolés’, mas é uma mão de obra tão grande, a matéria prima é cara, que eu pensei que se eu podia fazer o picolé, eu podia fazer o dindim”, explica.
Depois de testes e mais testes, a receita, enfim, ficou pronta: o dindim mexicano é feito de uma forma em que a base da sobremesa também ganhe recheio. E os sabores são variados, como morango, bacuri, coco, chocolate, cajá, maracujá e outros.
“A pessoa fica curiosa quando vê o nome dindim mexicano. Eles são dindim, mas ele é recheado, por isso é muito bom e o preço é acessível, porque usamos produtos de primeira, tem a mão de obra do meu trabalho e ainda sai por R$ 2”, considera Max.
Não apenas o nome diferenciado fez parte da estratégia de marketing da empreendedora. O local de venda, a casa onde divide com as duas filhas que também contribuem com o empreendimento, foi todo pensando para fazer jus a temática.
Chapéus mexicanos, cactos e elementos que remetem a cultura do México chamam atenção dos transeuntes que passam próximos ao local. Mãe e filhas também embarcaram na ideia e até uniforme personalizado foi confeccionado para mostrar o diferencial do serviço.
Atualmente, Max afirma que chega a vender cerca de 60 dindim mexicanos por dia e o negócio é o que garante a renda da família. “Antes, vendia bolo de pote e lembro que passávamos uma semana para vender dez. Não estava compensando. Com dindim não tem tempo ruim, porque aqui o calor é o ano todo”, pontua.
Marketing nas redes
Além da estratégia em apostar em um produto reinventado e cuidar da estética do ponto de venda, as empreendedoras também investiram nas redes sociais. Com perfil no instagram e facebook, o negócio também ganha repercussão nas mídias. Fotos com o produto aguçam ainda mais a curiosidade dos clientes. “O marketing é pesado”, brinca Max. “Mas a verdade é que sem criatividade e vontade, você não faz nada. Por isso que está dando certo, porque apostamos no diferencial”, finaliza.