Orquestra Sinfônica de Teresina recebe violinista ucraniana em intercâmbio
Cherepashchuk ficará integrada a OST durante todo o mês de outubro, trazendo seus conhecimentos de música erudita para compartilhar com os músicos locais.
Dando continuidade ao intercâmbio musical Teresina-Alemanha iniciado em janeiro deste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina receberá a visita da ucraniana Tatjana Cherepashchuk, violinista da Orquestra Sinfônica do Baixo-Reno (Niederrheinischen Sinfoniker), para mais um mês de troca de experiências entre diferentes ritmos.
Cherepashchuk ficará integrada a OST durante todo o mês de outubro, trazendo seus conhecimentos de música erudita para compartilhar com os músicos locais. Enquanto isso, aprenderá sobre os ritmos brasileiros e a música popular nordestina, parte importante do repertório de nossa orquestra e objeto de interesse dos músicos europeus.
O projeto começou com a ida do percursionista Gilson Fernandes e do maestro Aurélio Melo a Mönchengladbach, na Alemanha, entre janeiro e fevereiro deste ano. Gilson participou de inúmeros ensaios e alguns concertos com a orquestra alemã, incluindo uma noite especial para celebrar a cultura brasileira. O intercâmbio ocorreu após um projeto proposto pela Orquestra Sinfônica de Teresina ser levado aos alemães por Célia do Bonfim, piauiense que já mora no país há 18 anos.
(Foto: Divulgação)