quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Combate à violência contra a mulher: Promotoria de Justiça realiza mais uma edição do "Papo na obra"

Combate à violência contra a mulher: Promotoria de Justiça realiza mais uma edição do "Papo na obra"

Pessoas sorrindo para foto

Mais de 132 trabalhadores da construção civil participaram, na última terça-feira (22), de palestra promovida pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 10ª Promotoria de Justiça - órgão de execução do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) - no condomínio Jasmim, da construtora Macedo Fortes.
 
O evento faz parte do projeto "Papo na Obra", executado pela  10ª PJ - NUPEVID, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SITRICOM), que leva aos canteiros de obras informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.  
 
A promotora Amparo Paz, integrante do NUPEVID, destaca o trabalho desenvolvido no projeto. “Desde muito tempo a categoria dos trabalhadores da construção civil aparece como uma das que possuem um elevado índice de casos de violência contra a mulher. Sendo assim, nós temos colaborado para o fim dessa triste realidade com abordagens, nos canteiros de obras, sobre a cultura do machismo, Lei Maria da Penha e a importância da denúncia, através do Ligue 180”, afirma.
 
Para a psicóloga Cynara Veras, é importante que se faça uma reflexão interna, a fim de saber o porquê de tal comportamento violento. “Se o homem fere a mulher, as questões de problemática não são dela, mas sim dele. É alguma coisa que está incomodando tanto, que ele está extravasando de modo errado, agredindo a companheira, seja ela namorada, ‘ficante’, amante ou esposa”, diz.
 
O operário Herbert Richards Silva do Nascimento, a palestra trouxe informações bastante úteis para a sua vida conjugal. “Foi bom saber sobre isso, porque evita que em casa eu tenha problemas com minha esposa e minha filha. Além de melhorar o relacionamento com elas e todas as mulheres”, declara.  
 
A palestra também foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher, comemorado no dia 25 de novembro, a fim de dar visibilidade à essa luta.

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br