Incêndio dura dois dias e ameaça residências em Coivaras
A população faz barreiras para conter o fogo que já consumiu plantações e produções na zona rural do município.
Um incêndio de grandes proporções já dura cerca de 24 horas e destrói plantações e residências na zona rural da cidade de Coivaras (98 km de Teresina). De acordo com informações da prefeitura do município, o fogo começou por volta das oito horas da manhã de ontem (02), nas proximidades da BR-343, causado por velas acesas em pequenos cemitérios da região.
Cerca de 15 quilômetros de vegetação já foram destruídos pelas chamas. A maior parte é predominada por carnaubais, de onde a população rural extrai derivados para comercialização no Piauí. "O fogo começou na manhã de ontem e se espalho muito rápido na zona rural. Acionamos o Corpo de Bombeiros, mas as esquipes chegaram somente às 9 horas da noite, e não fizeram quase nada para conter as chamas. Pelo menos 60% dos carnaubais, de onde o povo retira o sustento, já foi queimado", informou, a prefeita do município, Edimê Freitas (PSB).
Ainda, segundo a gestora, equipes da prefeitura estão trabalhando na construção de barreiras e proteção de residências, com uso de carros pipas e abafadores, em parceria com os moradores, para amenizar os efeitos da tragédia ambiental.
O Major Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros, não confirma mortes no local, mas afirma que o incêndio atinge uma área extensa, devido à vegetação seca e a baixa umidade de ar. Localizado na região norte do Piauí, o município de Coivaras possui aproximadamente 4 mil habitantes.