MP-PI e SEDUC lançam Concurso de Redação, Desenho e Música para alunos da rede pública no Piauí
Com o objetivo de trabalhar os valores humanos e incentivar a boa convivência entre os alunos e familiares, o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), lançam um Concurso de Redação, Desenho e Dança/Música direcionado para os alunos da rede pública do Piauí. A ideia é trabalhar a cultura da paz, combatendo a violência escolar, mas sem esquecer dos outros tipos de agressões psicológicas que também estão presentes nas escolas. A iniciativa vai mobilizar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio - Regulares e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prol de atividades que expressem a cidadania e a importância de conviver harmonicamente.
No Concurso de Redação, podem participar os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e EJA, além do Ensino Médio Regular, profissionalizante e EJA; o de Desenho, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e a competição de Dança/Música , precisam ser estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Regular, Profissional e EJA.
Vale ressaltar que todos os envolvidos devem estar regularmente matriculados na rede de ensino estadual. A correção e definição dos vencedores do Concurso de Redação está prevista para o dia 5 a 9 de dezembro. Quanto ao Desenho, a apreciação e classificação, acontecerá entre 25 e 28 do novembro. Já o julgamento relacionados a competição de Dança/Música acontecerá de 7 a 9 de dezembro. Os ganhadores serão premiados com certificados e medalhas, oriundos da SEDUC e MP-PI.
Cultura da Paz é incentivada nas escolas
Segundo a promotora de Justiça, Flávia Gomes Cordeiro, que atua na coordenação do projeto “Queremos Paz” por meio do CAODEC, a iniciativa proporcionou bons resultados aos estudantes, incentivando os valores humanos, como a solidariedade, justiça e respeito. Mais de 600 colégios do Piauí receberam capacitações sobre o enfrentamento da indisciplina, drogadição, bullying e a violência, além de temas correlatos.
“A função do projeto Queremos Paz é orientar nossas escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e a atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar. Não podemos deixar de destacar que crianças e adolescentes possuem direitos, porém existem deveres que necessitam ser cumpridos. E a nossa iniciativa busca trabalhar não somente a legislação, mas a valorização de princípios básicos de boa convivência”, conclui.
fonte http://www.mppi.mp.br
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br