Queimadas assustam moradores da zona rural de Matias Olímpio
Neste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou o Piauí como 3º Estado com maior número de incêndios registrados no Brasil.
Um fogo de grandes proporções teve início na tarde de ontem (26) e assustou os moradores do povoado caiçara, zona rural do município de Matias Olímpio, região norte do Piauí. Há suspeitas de que as chamas partiram de uma roça após um trabalhador rural iniciar os trabalhos de queimada no local.
Segundo informações repassadas por Ilson Honorado Filho, residente na cidade, o fogo se alastrou rapidamente e devastou parte da vegetação seca, ameaçando residências e plantações. “Os moradores tentaram apagar usando batedores, porém, devido à forte ventania, as labaredas foram arrastadas rapidamente para outros povoados, consumindo palmeirais e formando uma grande cortina de fumaça”, disse.
Queimadas assustam população de Matias Olímpio-PI (Fotos: Divulgação)
Queimadas como esta registrada em Matias Olímpio são inclusas aos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que em outubro deste ano apontou o Piauí como 3º Estado com maior número de incêndios registrados no Brasil, nos últimos cinco meses.
Realizado por meio do satélite de referência (Aqua-M-T), entre junho e outubro deste ano, o levantamento apontou 1.939 queimadas no território piauiense, número crescente nas semanas seguintes.
No mesmo período, o Governo decretou estado de emergência e começou atua num regime de compra de folgas de bombeiros militares para garantir eficiência no combate aos incêndios. Em contrapartida, equipes da Defesa Civil também trabalham em parceria com o Ibama e Secretaria de Segurança no combate ao surgimento e controle de novos casos.