segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Firmino dá posse a secretários e corte de gastos é a palavra de ordem

Firmino dá posse a secretários e corte de gastos é a palavra de ordem

Prefeito citou medidas que considera urgentes e essenciais nos setores da Saúde, Educação, Cultural e Esporte e Lazer e pediu união à nova equipe.


O prefeito Firmino Filho (PSDB) dá posse na manhã de hoje (02) aos secretários que vão compor a gestão municipal de Teresina pelos próximos quatro anos e a palavra de ordem para a nova equipe é corte de gastos. Diante da grave crise econômica que o país tem atravessado, a saída para a administração municipal é manter o equilíbrio fiscal e atrair investimentos. É essa a principal orientação do prefeito aos novos secretários.
“Temos que estar preparados para as intempéries que possam surgir, porque sabemos que para tingirmos nossas metas, temos que nos organizar. E por organização, nesse momento econômico delicado que estamos vivendo, eu quero dizer prudência, reduzir gastos, agir com equilíbrio e cuidando para que haja uma manutenção nas receitas do Município”, destacou o prefeito em seu discurso aos novos gestores.
Fotos: Assis Fernandes/O Dia
De acordo com Firmino, na medida que pode ajudar a reduzir os efeitos da crise nas finanças municipais é a parceria com o setor privado em áreas de atuação estratégicas. Quem compartilha da visão do prefeito é o secretário Aluísio Sampaio, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Para o gestor, o setor privado está tendo mais poder de investimento que o poder público e as parcerias público-privadas (PPP's) tornam-se mais que necessárias para o crescimento econômico e social do município.
"Teresina se destaca muito na prestação de serviços e é para isso que temos que voltar nosso olhar no momento. Trazer empresas de fora, aumentar o potencial daquelas que já estão aqui e assim garantir que a nossa riqueza circule e que as receitas se mantenham positivas", diz Aluísio Sampaio.
Medidas urgentes
Em seu discurso aos novos secretários, além da prudência nos gastos, Firmino Filho pediu atenção especial no cumprimento ao que considera as medidas mais urgentes para a administração pública. Na Saúde, o prefeito pediu que seja trabalhada primeiro a qualificação da atenção básica; na Educação, o investimento no básico para que a cidade, que já ocupa o terceiro lugar do país no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), chegue a primeiro. Na Cultura, o prefeito fala na revitalização da Lei A. Tito Filho; no esporte, Firmino cobrou que o esporte seja tratado como ponto fundamental na formação de crianças e adolescentes.
O prefeito pediu ainda que a nova equipe trabalhe com base no diálogo contínuo e que haja com uniformidade e articulação, com o objetivo de melhorar as condições de vida e de trabalho do teresinense e, em termos práticos, gerar emprego e renda.
"Vamos agir para manter o patrimônio municipal intacto", diz procuradora
A nova procuradora-geral do Município, Geórgia Nunes, uma das duas mulheres a assumir pasta na gestão de Firmino, afirmou que sua missão é manter o patrimônio público municipal intacto e zelar para que a atuação das outras pastas seja feita com lisura e eficiência.
“Diante desse cenário nada animador que temos pela frente, minha missão vai ser assessorar os principais órgãos da Prefeitura e representa-los junto à Justiça os outros órgãos e ajuda-los a executar as ações a que eles se propõem”, pontua.
Confira abaixo o secretariado de Teresina:
Silvio Mendes - Secretaria de Saúde
Kleber Montezuma - Secretaria de Educação
Fernando Said - Secretaria de Comunicação
Aluísio Sampaio - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Samuel Silveira - Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas)
Washington Bonfim - Secretaria de Planejamento
Jalisson Hidd - Secretaria de Finanças
Renato Berger - Secretaria de Esporte e Lazer
Levino de Jesus - Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb)
Luís Carlos Martins Alves - Fundação Monsenhor Chaves
Manoel de Moura Neto - Secretário de Administração
Charles da Silveira - Secretaria de Governo
Ricardo Bandeira - Economia Solidária (Semest)
Carlos Augusto Daniel - Strans
Paulo Dantas - IPMT
James Guerra - Fundação Wall Ferraz
Eduardo Aguiar - Prodater
Olavo Braz - Meio Ambiente
José João Braga - SDU Centro/Norte
Paulo Lopes - SDU Sul
Evandro Hidd - SDU Sudeste
João Pádua - SDU Leste
Ricardo do Rego Monteiro - Arsete
Marcilane Gomes - Coordenadoria da Mulher
Marco Antônio Ayres - Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação 
Zé Filho - Secretaria da Juventude
Erick Amorim -  Concessões e Parcerias 
fonte portal o dia