Estudantes das escolas municipais de Teresina são destaques em premiação
Alunos de escolas municipais de Teresina se destacaram durante premiação da Olimpíada Brasileira de Física 2016, nessa quarta-feira (04/05), na Universidade Federal do Piauí. Sete alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, conquistaram medalhas na competição, sendo duas de ouro.
Revelando potencial e talento para a disciplina que não costuma ser a preferida em sala de aula, 107 estudantes piauienses se destacaram na fase estadual da OBF e 25 chegaram até a fase nacional. A grande participação dos alunos das maiores escolas privadas da capital não intimidou os estudantes das unidades de ensino da Rede Municipal, que saíram da disputa com oito medalhas da fase estadual e mais duas da fase nacional.
O coordenador da OBF Miguel Arcanjo destacou a importância do estudo da física e do estímulo dado aos estudantes a partir da Olimpíada. Também elogiou a iniciativa do Programa Cidade Olímpica diretamente para o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma. “A física move o mundo, ver esses jovens motivados e alcançando seus objetivos a partir do estudo é emocionante. Parabéns aos alunos das escolas municipais que sempre estão entre os primeiros, especialmente por dedicarem seu tempo ao aprofundamento de disciplinas a partir do programa realizado pela Prefeitura de Teresina”, declarou.
Segundo a coordenadora do Programa Cidade Olímpica Educacional, Valdete Silva, o papel dos professores nas aulas aos sábados é potencializar as habilidades dos alunos, resultando no grande número de medalhas conquistadas em todas as competições de conhecimento. “Eles estão sendo preparados para alcançarem seus objetivos, são motivados, treinados e estão cada dia mais empolgados, ganhando todas as premiações que se prepõem a ganhar. São motivo de orgulho para Teresina e para a escola pública”, finalizou.
Pablo Andrade, aluno da Escola Municipal Valter Alencar, que vem se destacando em todas as olimpíadas as quais participa, foi aplaudido de pé pela conquista da medalha de prata nacional e ouro estadual, mostrando que a escola pública também tem grandes gênios. Assim como Vívian Carvalho, o outro ouro da competição. Ela é estudante da Escola Municipal Itamar de Sousa Brito e participou da premiação acompanhada da mãe Socorro Carvalho. “Essa emoção de ver minha filha sendo premiada é muito boa, compensa o que a gente vem fazendo, o esforço e incentivo. Sempre tivemos o apoio dos diretores da escola e está valendo muito a pena. Acreditamos que está caminhando para ganhar muitas outras medalhas”, disse orgulhosa.
-(Foto: Ascom)
Fonte: 180graus.com/Com informações da PMT