Piauí realiza 1ª cirurgia de RDS em crianças com paralisia cerebral pelo SUS
O Hospital Infantil Lucídio Portela fez a primeira cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva (RDS) em crianças. O procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por uma equipe profissional multidisciplinar piauiense. A cirurgia foi realizada na quinta-feira (18). Atualmente, 23 crianças estão pré-cadastradas para passar pela RDS.
A RDS é uma técnica neurocirúrgica segura, utilizada para promover melhora da espasticidade (membros inferiores ou membros superiores) em crianças.
O diretor geral do Hospital Infantil, dr. Vinicius Nascimento, comentou que o procedimento é realizado em qualquer idade, mas – para maior segurança – a indicação é para as crianças com até seis anos para melhores resultados.
“A cirurgia é em crianças com lesões neurológicas centrais como, por exemplo, paralisia cerebral espástica. Essas crianças apresentam musculaturas de difícil controle. A Rizotomia é realizada para que haja um relaxamento muscular, permitindo uma reabilitação e qualidade de vida melhor”, explicou o diretor.
Para que a RDS fosse realizada com mais segurança, o diretor acrescentou que o hospital precisou fazer a contratação de uma motorização elétrica, que não é disponibilizada pelo SUS. “O hospital fez esse investimento para que pudesse ser feito também no serviço público, com a motorização foi possível realizar a rizotomia”, disse.
No sábado (20), outros procedimentos de alta complexidade serão realizados no setor de ortopedia.