Escolas reforçam conteúdos nos preparativos para OBMEP
Piauí terá 209.642 alunos de 643 escolas da rede estadual participando da maior competição de matemática do país.
Nesta terça-feira (06) serão aplicadas as provas da primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com recorde no número de alunos inscritos, este ano o Piauí terá 209.642 alunos de 643 escolas da rede estadual participando da maior competição de matemática do país.
Na véspera das provas, muitas escolas aproveitaram para finalizar os preparativos e treinar os alunos com a realização de simulados, resolução de questões e espaço para tirar dúvidas. Uma dessas unidades de ensino foi o Centro de Ensino de Tempo Integral Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, em Teresina. A escola que terá cerca de 300 alunos participando da olimpíada realizou nesta segunda-feira (05) uma série de atividades para voltadas à OBMEP.
Os alunos do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, também ganharam um reforço nos conteúdos de matemática visando às provas da OBMEP que ocorrem amanhã. A escola realizou revisão e resolução de simulados com os estudantes.
Para fixar os conteúdos de matemática na prática, o CETI Paulo Freire, do município de Guaribas realizou nesta segunda-feira (05), uma Feira de Matemática, onde os alunos do Ensino Médio trabalharam o raciocínio lógico, por meio de jogos, desenvolvimento comercial, finanças, porcentagem, formas geométricas, além de disputas de xadrez e outros games relacionados à disciplina.
De acordo com a diretora da escola, Joara Dias, as atividades ajudam a reforçar os conteúdos de matemática de uma forma divertida. "A escola contará com cerca de 200 alunos fazendo a OBMEP e a realização da feira de matemática ajuda muito no aprendizado. A realização da feira é também uma iniciativa do Programa Jovem de Futuro e foi prestigiada por escolas vizinhas", disse.
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP tem contribuído para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo ainda a inclusão social pela difusão do conhecimento.
fonte http://www.pi.gov.br