terça-feira, 8 de agosto de 2017

Defesa do consumidor: Ministério Público promove fiscalização em maternidade de Teresina

Defesa do consumidor: Ministério Público promove fiscalização em maternidade de Teresina

Promotora de Justiça conversa com representante da maternidade em sala onde há leitos de hospital.

32ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos do consumidor, promoveu fiscalização nas dependências da Clínica e Maternidade Santa Fé, zona norte da Capital. A atividade foi realizada em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), que também é órgão do Ministério Público do Estado do Piauí.

A Promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira conduziu os trabalhos, junto com o auditor médico do CAODS, Paulo Rogério de Oliveira Monteriro. A gerência da maternidade foi representada pelo contador Francisco das Chagas.

fiscalização integra as atividades previstas no âmbitodo Inquérito Civil Público nº 03/2017, instaurado pela Promotoria de Justiça com o objetivo de apurar a realidade da atenção pré-natal, obstétrica, puerperal e neonatal prestada na clínica, visando ao cumprimento da legislação pertinente e das metas e ações estabelecidas no Plano Operativo Estadual para a Redução da Mortalidade Infantil e na estratégia “Rede Cegonha”.

Entre os pontos analisados, estavam a atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, necessidade de criação e intensificação de estratégias de conscientização da importância do parto natural, a gravidade da inexistência de UTI materna e a ausência de biombo nos consultórios, entre outros.

Após elaboração do Relatório de Fiscalização, o Ministério Público tomará as providências adequadas para o equacionamento do Inquérito Civil Público nº 03/2017.
fonte http://www.mppi.mp.br
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI