Com maioria de votos, Jeová antecipa eleição e se reelege presidente da Câmara
Alencar mudou o regimento interno da Câmara para poder antecipar a sua reeleição, que só ocorreria em 2018
O vereador Jeová Alencar (PSDB) acaba de ser reeleito presidente da Câmara de Vereadores Teresina, em uma manobra que surpreendeu o prefeito Firmino Filho (PSDB), que se encontra na Espanha.
Na última terça-feira (14), Alencar mudou o regimento interno da Câmara para poder antecipar a sua reeleição, que só ocorreria em 2018, evitando assim, a disputa com um candidato do Palácio da Cidade.
Segundo o Portal AZ apurou, o candidato do prefeito Firmino filho seria o vereador Evandro Hidd, que pediu exoneração do cargo de superintendente de SDU para voltar à Câmara.
Quando soube da manobra de Alencar, o prefeito tentou armar a estratégia de esvaziamento da sessão para não obter quórum, mas o poder de convencimento do presidente da Câmara foi maior.
Jeová Alencar negou saber que o prefeito Firmino Filho teria candidato e que esse seria o vereador Evandro Hidd.
“Não chegou a mim que teria candidato do prefeito, ele não tocou nesse assunto conosco. Isso aqui foi uma decisão do colegiado e colocaram um requerimento que foi aprovado por 24 vereadores, e depois de aprovado eles decidiram colocar o meu nome e eu aceitei o desafio e agradeço a todos e vamos trabalhar e acho que essa Casa haverá sempre discussões, mas de forma respeitosa como tem acontecido”, declara.
Jeová Alencar ainda disse que nem oposição e nem situação venceu, que venceu foi o povo. “Mais uma vez quem vence é o povo, pode ter certeza que esse presidente se dedica o máximo que pode para trazer melhores condições de trabalho para os vereadores e tem uma Câmara de portas abertas para as comunidades. Quem ganha é Teresina, é o povo de Teresina. Essa história de golpe não existe e nunca existiu, aqui é uma Casa democrática, onde as pessoas tem o livre arbítrio de escolher seu representante e o foi o que aconteceu hoje”, afirma Alencar.
A nova composição da mesa diretora
Presidente Jeová Alencar (PSDB)
Vice: Major Paulo Roberto (SD)
2° vice Zé Nito (PMDB)
1° secretário Fábio Dourado (PEN)
2° secretário Cida Santriago (PHS)
3° secretário Italo Barros (PTC)
4° secretário Deolindo Moura (PT)
5° secretário Dr Lázaro Carvalho (PPS)
6° secretário Venâncio (PP)
Vice: Major Paulo Roberto (SD)
2° vice Zé Nito (PMDB)
1° secretário Fábio Dourado (PEN)
2° secretário Cida Santriago (PHS)
3° secretário Italo Barros (PTC)
4° secretário Deolindo Moura (PT)
5° secretário Dr Lázaro Carvalho (PPS)
6° secretário Venâncio (PP)
Corregedor: Enzo Samuel (PCdoB)
Ouvidor: Edilberto Borges - Dudu (PT)
Ouvidor: Edilberto Borges - Dudu (PT)
Modelo Themístocles
Essa forma de antecipar eleição foi copiada da Assembleia Legislativa. O atual presidente Themistocles Filho vem antecipando para junho a eleição, que tradicinalmente ocorria em fevereiro a cada dois anos. Themistocles já está no sétimo mandato de presidente.