Policiais concluem Curso Introdutório à Terapia Assistida por Cães no CE
Policiais do Canil da PMPI concluíram o ´´2° Curso Introdutório à Terapia Assistida por Cães´´ promovido pelo Instituto Cão Vida Lui, na cidade de Fortaleza-CE.
O curso que visa habilitar profissionais a trabalhar com Cinoterapia, foi realizado sob a coordenação da Doutoranda Psicóloga e Enfermeira Gisele Sucupira, referência no assunto e fundadora do Instituto que, além de atendimentos particulares, leva algumas atividades da cão-terapia, de forma voluntária as hospitais de Fortaleza.
A 2° edição contou com a presença de quatro policiais do Canil da Polícia Militar do Piauí. O Cabo PMPI André Sousa disse: ´´O curso começou como uma visita ao desconhecido mundo da Terapia Assistida por Cães que revelou-se surpreendente devido à complexidade. Em meio ao maravilhamento por tanto conhecimento apresentado, podemos perceber a necessidade de mais e mais mãos para ampliar essa poderosa ferramenta de inclusão.´´
Durante o curso os operadores do canil tiveram contato com as seguintes disciplinas: Cão para fins terapêuticos, Comportamento Animal, Fundamentos da Terapia Assistida por Animais, Contra indicações da Terapia, Saúde e a Higiene do cão, Treinamento Básico para o Cão, Atendimento Clínico, Atendimento de crianças com necessidades especiais e oficinas práticas de simulação de atendimento.
Além das disciplinas ministradas foi repassado um pouco do dia-a-dia do atendimento em Hospitais como o Centro Pediátrico do Câncer, Hospital da Unimed, atendimento de crianças com autismo na sede do instituto.
O corpo discente do curso foi composto por Policiais Militares da PMPI, Policiais Militares da PMCE, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Psicólogos.