Governador recebe consulesa da Alemanha para o Nordeste
Em pauta, parcerias na área de educação e pesquisa científica, além de possibilidades de abertura do mercado piauiense para investidores alemães
O governador Wellington Dias recebeu, nesta terça-feira (30), a consulesa geral da República Federal da Alemanha em Recife para o Nordeste, Maria Könning de Siqueira e o cônsul honorário da Alemanha para os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, Hans-Jürgen Fiege. Em pauta, parcerias nas áreas da educação e pesquisa científica, além de possibilidades de abertura do mercado piauiense para investidores alemães.
Na oportunidade, o governador apresentou o modelo de parceria sacramentado com o governo do Canadá que permite alunos e professores da rede pública estadual realizarem intercâmbio em instituições de ensino daquele país, possibilitando um intercâmbio cultural entre as duas nações. A ideia foi bem recebida pela consulesa alemã que se prontificou em mediar o diálogo para a construção da parceria.
“Nosso laço com o governo alemão não é de hoje e vem se mostrando importante para o desenvolvimento do Piauí. Nós temos parcerias e projetos em desenvolvimento nas áreas de saneamento e no setor ambiental, através do Banco KFW e também com o governo alemão, com projetos na área científica. Nosso objetivo é ampliar esse contato, desenvolvendo políticas públicas em educação e cultura, além de parcerias econômicas”, destaca o governador.
Maria Könning aproveitou o encontro para convidar o Governo do Piauí a participar da 36ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que em 2019 será realizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para a consulesa, o evento é uma oportunidade para o Estado apresentar as potencialidades do Piauí para o empresariado estrangeiro. “Eu convidei o Estado do Piauí para esse encontro para chamar a atenção do empresário alemão para o nordeste. É uma região de potencial enorme, os empresários da Alemanha poderiam descobrir esse potencial e investir mais aqui no nordeste”, explica.
O estreitamento de laços entre Brasil e Alemanha se dá desde 2009, através de parcerias do Governo Federal com o Governo Alemão. Os dois países são percussores no desenvolvimento de estudos nas áreas de energias renováveis, preservação do clima e da biodiversidade.
Ao fim da reunião, governador e cônsules trocaram presentes que simbolizam tanto o Piauí, quanto a Alemanha, em sinal de boa vontade e parceria. Estiveram presente na reunião o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e comitiva.