Polícia Militar inicia curso de formação da Força Tática em Jaicós
A Polícia Militar do Piauí realiza, no período de 15 a 20 de janeiro, em Jaicós, cidade sede da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM, o Curso de Nivelamento de Conhecimento Tático. A solenidade de abertura foi realizada esta manhã, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e contou as presenças de autoridades militares e civis, como o coronel Márcio Oliveira, comandante do Policiamento do Semiárido, e o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, dentre outros.
O curso será coordenado pelo capitão Lindomar Félix, comandante da 3ª Companhia, e ministrado por oficiais e praças do BOPE – Batalhão de Operações Especiais, e BPRONE – Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, em Jaicós e cidades vizinhas. A turma é formada por 41 alunos, militares das Companhias de Jaicós, Picos, Fronteiras, Valença, Paulistana, Simões, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Oeiras e Simplício Mendes, pertencentes ao Comando de Policiamento do Semiárido. Do total de vagas disponibilizadas, 18 foram preenchidas por militares da Companhia de Jaicós, visando a implantação do policiamento especializado na mesma.
O curso tem carga horária de 70 horas e vai capacitar os policiais sobre armamento e munição, tecnologia de menor potencial ofensivo, tiro policial, noções antibomba, abordagens a pessoas e veículos, gerenciamento de crises, controle de distúrbio civil, patrulha policial, abordagem em edificações, finalizando com o estágio supervisionado, onde os militares colocarão em prática o conteúdo da formação.
O objetivo é preparar policiais militares para atuarem nas forças táticas da Polícia Militar do Piauí, sendo uma tropa especializada para atender ocorrências de maior complexidade, como roubo a banco, sequestro e tráfico de drogas, fortalecendo o policiamento ostensivo e dinamizando o atendimento de ocorrências, melhorando a eficiência do aparato da segurança pública. A grade curricular do curso inclui matérias voltadas para o preparo dos policiais militares e para o atendimento de ocorrências de alta complexidade na Companhia de Jaicós e demais unidades policiais. Após o curso, os policiais militares estarão preparados para, juntamente com policiamento ordinário das unidades a servirem a sociedade, que exige cada vez mais respostas.
Na solenidade, o capitão Félix, coordenador do curso, fez a apresentação dos 41 alunos ao coronel Márcio. Em sua fala, o comandante da 3ª Companhia salientou que a realização do curso de nivelamento é parte do projeto de implementação da segurança pública em Jaicós e região.
O oficial destacou o nível técnico no curso. ´´Tenho certeza de que este será um dos melhores cursos de nivelamento tático já oferecidos pela Polícia Militar do Piauí. Os instrutores são policiais preparados para ministrarem as instruções´´, disse, enfatizando que todo o curso será acompanhado pelo coronel Márcio, que foi comandante do BOPE por dez anos. ´´Aproveitem as instruções a fim de adquiridos os conhecimentos para bem desenvolver as atividades. Terminou o curso a gente já vai colocar em prática a Força Tática, ajudando o policiamento ordinário no atendimento às ocorrências, principalmente as de maior complexidade´´, disse.
O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, classificou como um momento de grande relevância para o município, por formar policiais para a implantação da Força Tática. ´´Ganha Jaicós, ganham as cidades da Companhia de Polícia, ganha, sobretudo, a população, que terá mais segurança e tranquilidade´´, disse. Enquanto chefe do Executivo Municipal, o gestor reiterou apoio e se colocou à disposição para contribuir com a segurança pública. ´´Estamos à disposição para colaborar com as melhorias na segurança pública. Vamos somar forças para buscarmos a aquisição da viatura própria para Força Tática, para que a mesma passe a funcionar com todo aparato em nossos município´´, pontuou.
Em sua fala, o prefeito relembrou que, em 2017, acompanhado do deputado estadual Georgiano Neto, esteve em audiência com o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, quando reivindicou melhorias para a segurança pública na cidade de Jaicós. Lembrou, ainda, do assalto da agência bancária na cidade de Jaicós, quando bandidos amedrontaram a população e frisou que, com o trabalho da Polícia Militar, da Força Tática e Civil, os bandidos vão pensar duas vezes antes de planejarem ações contra Jaicós.
De acordo com o Coronel Márcio, Jaicós será a 9ª Força Tática implantada no Piauí. A próxima será na 1ª Companhia do 20º Batalhão, em Simões, como parte da estratégia de descentralização e fortalecimento da Polícia Militar no interior do Estado. ´´E Jaicós é uma cidade de importantíssima para a implantação da Força Tática, por ser uma cidade polo, por ter vias de acesso fácil de deslocamento´´, disse.
Segundo o comandante do Policiamento do Semiárido, a Força Tática promove melhorias significativas na prestação do serviço da Polícia Militar. ´´Ela [Força Tática] funciona como dissuasor, na prática, e psicologicamente, na diminuição dos índices de criminalidade, notadamente, naqueles crimes que são praticados pela criminalidade organizada´´, pontuou.
Também estiveram presentes na solenidade, o Tenente-coronel Rui Nunes Cordeiro, subcomandante do Policiamento do Semiárido; o Major Estanislau Felipe Oliveira, comandante do 20º Batalhão da PM, em Paulistana; Francisco de Lima Rodrigues, vice-prefeito de Jaicós; Tenente Antônio Marcos Ferreira Rodrigues, representando o Coronel Edwaldo Viana Lima, comandante do 4º Batalhão de Picos; Jessé Gonçalo da Silva, presidente da Câmara Municipal; Aldenides de Souza Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Miguel Carneiro Correia, delegado de Polícia Civil; Luiz Cláudio Pergentino, secretário da Vara da Comarca de Jaicós, representando Poder Judiciário; Luana Souza Sobrinho, representando o Ministério Público; Capitão Francilio Alves de Moura, pertencente ao Batalhão de Operações Especiais, BOPE; dentre outros.