Semana será de palestras e oficinas sobre a reformulação do currículo na Rede Municipal de Teresina
As atividades estão acontecendo no Centro Odilon Nunes e envolvem os educadores em todas as discussões
Créditos: Ascom
Como parte do processo de reformulação das diretrizes curriculares de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deu início hoje (27) a uma nova rodada de palestras e oficinas com professores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental. As atividades, que acontecem no Centro de Formação Odilon Nunes, foram planejadas para envolver os educadores em todas as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O primeiro dia de palestras teve a geografia como foco. Professores de 6º ao 9º ano que atuam com a disciplina nas escolas municipais participaram do momento chamado “Da BNCC ao currículo de Teresina: educação integral, competências e letramento geográfico”. A palestra foi ministrada pelo assessor especialista James Zomighan, que vem acompanhando o grupo de trabalho da área desde o início dos estudos sobre a reformulação.
Além de ampliar o diálogo sobre as habilidades e competências que os alunos devem adquirir em cada ano escolar, os professores e pedagogos conhecerão os resultados da segunda consulta pública lançada pela Semec. A consulta colhe opiniões sobre a versão preliminar do documento, seguindo para uma nova fase de organização.
“A reformulação das diretrizes curriculares de Teresina segue um processo amplo e democrático, com muitas discussões, oficinas, ajuda de especialistas de fora e consulta de opinião da sociedade em geral. Pretendemos ter o documento pronto até o final do ano, para que em 2019 nossas escolas já sigam as novas orientações pedagógicas”, explica a secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa.
Amanhã (28), o público-alvo são pedagogos e professores de inglês, que farão uma oficina sobre práticas e uso da língua inglesa em sala de aula. Nos próximos dias serão contempladas, ainda, as áreas de matemática, ciências e educação física.