Desembargador entrega veículos e garante que a medida irá atender mais de um milhão de pessoas
Presidente do TRE entregou 29 veículos na sede do Fórum Eleitoral de Teresina, na manhã desta terça-feira
"Vamos ter veículos nos Cartórios Eleitorais para atender mais de um milhão e cem mil pessoas", disse o desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o qual entregou 29 veículos na sede do Fórum Eleitoral de Teresina, na manhã desta terça-feira (30).
Foto: Rebeca Lima / Portal AZ
A ação faz parte das medidas do Plano Emergencial de Reestruturação dos Cartórios iniciado em agosto de 2018.
Desembargador Paes Landim (Foto: Rebeca Lima / Portal AZ)
“Isto está dentro do Programa Emergencial para os Cartórios Eleitorais do Piauí e estamos agora entregando 31 veículos. Com esses veículos vamos atender portanto mais da metade do eleitorado piauiense” esclarece o presidente do TRE-PI.
Foto: Rebeca Lima / Portal AZ
O desembargador Paes Landim ressalta ainda que o uso dos veículos é somente para o serviço eleitoral, atendendo a população de cada zona eleitoral.
“Esses veículos são de serviço, não é para conduzir servidor para o cartório, não é para conduzir o juiz para o cartório. São veículos que se destina exclusivamente ao serviço eleitoral. Então é nele que estamos inclusive escrevendo um projeto para que esses veículos se desloquem semanalmente para os termos judiciários respectivos e atenda os eleitores no próprios termos eleitorais”, explica o Paes Landim.
Foto: Rebeca Lima / Portal AZ
De acordo com o chefe de Cartório do município de Corrente, Marcos Carvalho, o veículo ajudará em diversos serviços como o cumprimento da demanda judicial no local.
“A gente vai estar utilizando o veículo no cumprimento de diligências, na parte judicial e cumprimento de mandados e o veículo agora vai ajudar bastante a atender essa demanda da parte judicial do cartório eleitoral”, conta Marcos Carvalho.
Foto: Rebeca Lima / Portal AZ
Além da entrega dos 29 veículos, um ônibus também será destinado a instalação da Justiça Eleitoral Itinerante no Piauí. Ainda de acordo com o presidente do TRE-PI, outras ações dentro do Plano Emergencial já estão sendo pensadas.
Foto: Rebeca Lima / Portal AZ
“Conseguimos também recursos para aquisição de um ônibus para instalarmos a Justiça Eleitoral Itinerante aqui no Estado do Piauí já que com essa desativação de comarcas, a população vai ficar desistida quanto aos serviços eleitorais e esse ônibus é exatamente para isso. Nós estamos planejando também dentro desse plano, reunirmos com todos os cartorários por região a fim de discutirmos os problemas dos cartórios e estabelecermos as metas que podemos realizar a fim de recuperar ou revitalizar os cartórios no estado", finaliza o presidente do TRE-PI.