NUPEVID/MPPI participa de fórum de violência contra mulher no TJPI
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher, iniciou, nesta quinta-feira (10), o primeiro Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (I FOPIVID), no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Cível e Criminal da comarca de Teresina.
A abertura do evento teve a presença de diversas personalidades da área jurídica, que participaram dos debates relacionados ao contexto das atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar e proteção da vítima em situação de risco de feminicídio.
A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), Amparo Paz, participou da solenidade de abertura e compôs a mesa de honra representando a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura.
“Representamos, com orgulho, a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e o nosso NUPEVID. O fórum foi, também, muito emocionante. Tivemos uma tocante apresentação da atriz Susy Gomes, com suas palavras e performance sobre a mulher em situação de relacionamento abusivo e violência. Além das palestras e debates sobre proteção da mulher, feminicídio e enfrentamento à violência”, destaca.
Amparo Paz lembra, ainda, do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, comemorado hoje, dia 10 de outubro. A data tornou-se mais um marco histórico, desde 1980, para lembrarmos sobre o movimento de mulheres, em São Paulo, contra o aumento nos crimes contra mulheres em todo o país. “Avançamos no enfrentamento à violência doméstica e familiar, sim. Mas a cultura machista continua enraizada em nosso país e no mundo, levando a mais casos de agressões e ao feminicídio. Precisamos garantir a implementação efetiva da Lei Maria da Penha em todos os rincões do Brasil”, completa a coordenadora do NUPEVID/MP-PI.
A programação do FOPIVID continuou com a homenagem solene às instituições e personalidades parceiras da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PI. A promotora de Justiça Amparo Paz foi uma das homenageadas pelos serviços prestados em defesa da mulher.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI