sexta-feira, 11 de outubro de 2019

NUPEVID/MPPI participa de fórum de violência contra mulher no TJPI

NUPEVID/MPPI participa de fórum de violência contra mulher no TJPI

Pessoas sentadas em bancada

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher, iniciou, nesta quinta-feira (10), o primeiro Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (I FOPIVID), no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Cível e Criminal da comarca de Teresina.

A abertura do evento teve a presença de diversas personalidades da área jurídica, que participaram dos debates relacionados ao contexto das atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar e proteção da vítima em situação de risco de feminicídio.   

A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), Amparo Paz, participou da solenidade de abertura e compôs a mesa de honra representando a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura.

“Representamos, com orgulho, a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e o nosso NUPEVID. O fórum foi, também, muito emocionante. Tivemos uma tocante apresentação da atriz Susy Gomes, com suas palavras e performance sobre a mulher em situação de relacionamento abusivo e violência. Além das palestras e debates sobre proteção da mulher, feminicídio e enfrentamento à violência”, destaca.

Duas pessoas de pé sorrindo

Amparo Paz lembra, ainda, do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, comemorado hoje, dia 10 de outubro. A data tornou-se mais um marco histórico, desde 1980, para lembrarmos sobre o movimento de mulheres, em São Paulo, contra o aumento nos crimes contra mulheres em todo o país. “Avançamos no enfrentamento à violência doméstica e familiar, sim. Mas a cultura machista continua enraizada em nosso país e no mundo, levando a mais casos de agressões e ao feminicídio. Precisamos garantir a implementação efetiva da Lei Maria da Penha em todos os rincões do Brasil”, completa a coordenadora do NUPEVID/MP-PI.

A programação do FOPIVID continuou com a homenagem solene às instituições e personalidades parceiras da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PI. A promotora de Justiça Amparo Paz foi uma das homenageadas pelos serviços prestados em defesa da mulher. 
 
Pessoas de pé sorrindo

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI