quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Programa Diálogos Socioemocionais apresenta excelentes resultados nas escolas

Programa Diálogos Socioemocionais apresenta excelentes resultados nas escolas



Os alunos das escolas municipais de Teresina estão aprendendo a gerenciar emoções, liderar equipes, enfrentar problemas e desenvolver mais uma série de competências que têm modificado suas vidas. Com menos de seis meses de atuação, o Programa Diálogos Socioemocionais se mostrou uma fonte de transformação social a partir da escola. Na tarde da última quarta-feira (13), representantes do Instituto Ayrton Senna (IAS) e 3GEN Gestão Estratégica apresentaram os primeiros resultados para o prefeito Firmino Filho. A ideia é ampliar a ação no próximo ano.
As estratégias do Programa fazem uso de conhecimentos cognitivos para estimular as equipes escolares a refletirem sobre sentimentos, relações pessoais e habilidades emocionais, o que reflete diretamente na convivência com os alunos. Os jovens também estão aprendendo a gerenciar suas crises e protagonizar suas vidas.
“O resultado é uma escola mais harmônica”, explica Tatiana Bortolato, analista do IAS. Segundo ela, o estudo inovador é feito em sistema de cooperação e apenas três municípios foram escolhidos para receber a ação. “Pretendemos replicar o modelo, que vem dando ótimos resultados. Mas, por enquanto, selecionamos Teresina, Sobral e Fortaleza para construir o piloto dessa solução educacional”, disse.
Em Teresina, as atividades começaram a ser realizadas no mês de junho. São 15 unidades de ensino participantes, com aproximadamente 5.400 alunos e 75 professores envolvidos. “Temos excelentes respostas até aqui. Há muito tempo queríamos algo voltado para o emocional dos alunos e isso tornou-se cada vez mais necessário”, destacou o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma.
De acordo com a coordenadora da ação na capital, Celina Lira, o “Diálogos Socioemocionais” representa a solidificação do processo de mudança do currículo. “As novas diretrizes falam em educação integral, o aluno sendo preparado de forma mais ampla. O Programa chega com evidências de que esse é o caminho: ouvir, dialogar, sentir e conversar sobre as emoções”, declara.
Para o prefeito Firmino Filho, a parceria tem tudo para render cada vez mais frutos. “É um estudo inovador, que traz aos nossos jovens habilidades importantes para a vida. Conhecimento cognitivo não é tudo, precisamos desenvolver desde cedo outras capacidades. Essa atuação ampla vai consolidar nossa cidade como polo da educação de qualidade”, finaliza Firmino.

fonte pmt.pi.gov.br