O prefeito Firmino Filho recebeu, na tarde desta sexta-feira (24), a comissão organizadora do Salão do Livro do Piauí (Salipi). Este ano, em sua 18ª edição, o evento será realizado de 29 de maio a 07 de junho na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e fará uma homenagem a professora e poeta Graça Vilhena.
Bate-papo literário, feira de livros e apresentações culturais estão incluídos na programação durante os dez dias de evento. Paralelo ao Salipi, acontece o 23º Seminário Língua-Viva, que traz autores e escritores de reconhecimento local e nacional com discussões de temas diversos para os participantes.
De acordo com Kássio Gomes, professor e presidente da Fundação Quixote (organizadora do evento), o Salipi tem a capacidade de aglutinar forças intelectuais no Piauí e a edição deste ano promete muitas novidades.
“Queremos destacar a educação empreendedora, trazer a gastronomia para nossa programação, com a participação de palestrantes nesta área e ainda promover o retorno do cinema. A proposta é que aconteçam mostras de filmes nacionais e locais e, após cada exibição, aconteçam debates sobre eles”, comentou o presidente ao enaltecer o apoio da Prefeitura de Teresina no evento. “O prefeito foi sensível a causa do Salipi desde o seu nascimento. De 2003 até hoje, a parceria institucional vem se fortalecendo”, acrescentou.
Segundo Firmino Filho, a Prefeitura tem o compromisso de apoiar eventos que promovam a cultura. “O Salipi é uma das boas tradições da cultura teresinense. É importante consolidá-lo para alavancar a divulgação da nossa cultura, da nossa leitura e de bons valores para nossa cidade”, frisou.