As ações desenvolvidas pela Polícia Militar em prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19) continuam em toda a Capital e Interior do Estado, e como resultado obtiveram o atendimento de 248 ocorrências, que foram registradas desde a terça-feira (24), até a manhã desta quarta-feira (25), dentre essas, foram feitas 149 averiguações, 5 ocorrências de desordem, 6 de meio ambiente, 17 de saúde pública e 09 registros de auxilio/apoio, além disso, ocorreu o fechamento de 11 bares e 06 templos religiosos.
Desde a última sexta-feira (20), policiais militares do GPM de Boa Hora juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde percorrem o município cumprindo as medidas de fiscalização de combate ao Coronavírus. Seguindo a orientação do Governo do Estado, apenas serviços essenciais devem permanecer abertos; diante disso, bares, restaurantes e locais que aglomeram pessoas estão sendo abordados e os donos dos estabelecimentos estão sendo orientados de como devem proceder nesse período de combate ao COVID-19.
Segundo o Comandante do GPM de Boa Hora, Sargento F Sousa, o trabalho é de orientação seguindo medidas de um decreto estabelecido pelo Governo do Estado. “Sabemos que a população precisa trabalhar, mas a medida mais segura nesse momento é o isolamento social, por isso é importante que as pessoas permaneçam em suas casas, fechem os bares e só saiam em caso de extrema importância. A Policia Militar vai continuar realizando esse trabalho de orientação e prevenção”, comentou o Sargento.
Na manhã de segunda-feira (23), a 3ª Companhia do 15º BPM repassou informações a população da Zona Rural do Município de Cabeceiras-PI sobre o Decreto do Governador do Estado, bem como aos proprietários de estabelecimentos comerciais.
O Comandante do Policiamento Metropolitano II, Coronel Rodrigues e sua equipe também estiveram nas ruas orientando os policiais de serviço do 9º BPM e realizando o policiamento no Terminal do São Joaquim, paradas de ônibus da Av. Frei Serafim e abordagens a indivíduos em atitude suspeita, na área do 6º BPM; na ocasião ainda fez visita ao Quartel da 2ª CIPM/Promorar.
De acordo com o Comandante do Policiamento Metropolitano II, Coronel Rodrigues, além da gestão administrativa, foi realizada a parte operacional, em suporte as respectivas Unidades pertencentes ao Comando de Policiamento Metropolitano II (CPM II), a fim de orientar e apoiar os policiais militares que trabalham na área de atuação, nesse momento de enfrentamento da humanidade contra o COVID-19, Novo Coronavírus.
A equipe da CGO deu continuidade a Operação PMPI nas Ruas e Povo em Casa, com o patrulhamento na Zona Leste de Teresina, onde verificou a presença de poucas pessoas em um supermercado. Foi feita ainda abordagens na divisa dos bairros Piçarreira I e Vila Samaritana e fechamento de bares na Av. Santos Dumont e na Rua Rui Barbosa, no Bairro São Joaquim. As rondas foram intensificadas pela na Zona Norte com a guarnição do 9º BPM que estava de Superior de dia e ainda na Zona Sul de Teresina, através da 2ª CIPM/Promorar. A cavalaria também efetuou abordagens em apoio as unidades da área.
No município de Oeiras, ocorreu o apoio à vigilância epidemiológica. Em Paquetá e Santa Cruz do Piauí, cinco bares foram fechados. Em Colônia do Piauí foi feita a dispersão de jogadores de uma partida de futebol. E em Santa Rosa do Piauí, a guarnição deu apoio aos órgãos de saúde na divulgação e prevenção ao COVID-19.
Dentre as ações, ocorreu na terça-feira (24), a Operação Comando de Policiamento Especializado (CPE) nas ruas na área do 17º Batalhão, que resultou em 07 Autos de Infração de Trânsito, 01 TCO por infração de medida sanitária preventiva, 02 motocicletas recuperadas e restituídas aos proprietários, 01 arma de fogo apreendida, 01 pessoa presa, 06 templos religiosos fechados e 04 bares também fechados. A Operação ocorreu com efetivo do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), do Esquadrão de Policiamento Montado (EIPMONT) e da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN).
E na manhã desta quarta-feira (25), as atividades de patrulhamento já iniciaram em Teresina, através da CGO, CPM I, CPM II e CPE que visitaram as UBS da Vila da Guia e do Dirceu II, e seguem fazendo todo o policiamento metropolitana de Teresina e Estado, sendo que o reforço maior está sendo feito na Praça Rio Branco e próximos aos bancos, dentre eles, o ITAU, da Rua Álvaro Mendes, devido ao início do pagamento dos aposentados.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades