terça-feira, 21 de abril de 2020

21 de Abril - Dia de Tiradentes



Nesta terça-feira, 21 de abril, a Polícia Militar do Piauí comemora o Dia de Tiradentes. Na ocasião seria realizada a tradicional solenidade alusiva à data, mas devido à pandemia do novo coronavírus, fez-se necessário o cancelamento. 

Foto_20042020_020409
Nesta solenidade, comumente são entregues as medalhas de tempo de serviço, bem como a Medalha do Mérito Operacional Coronel Francisco Prado Aguiar aos policiais militares que se dedicam à Corporação e defendem a sociedade diuturnamente ao longo de suas carreiras. Criada pelo Decreto nº 475, de 09 de setembro de 1964, essa comenda destina-se a compensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da corporação em serviço ativo. A medalha é cunhada em bronze, prata e ouro, com passador de igual metal, carregado com uma, duas ou três estrelas, conforme se destina aos policiais que, satisfeitas as condições merecedoras, tenham completados dez, vinte ou trinta anos de serviço nesta ordem.

tiradentes
O destaque solene é voltado para Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que nasceu na Vila de São José Del Rei, Minas Gerais em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto. Exerceu diversos trabalhos, entre eles minerador e tropeiro. Era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a inconfidência mineira. Ele lutou contra os portugueses pela Independência, patrono cívico do Brasil e das polícias militares e civis, militar, herói nacional e mártir da inconfidência mineira.  Foi alferes de milícia, e comandante do destacamento de dragões na patrulha do caminho novo, estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania das minas gerais ao porto do Rio de Janeiro.

Foto_21042020_090448
Nessa época, ao mesmo tempo em que os ideais de igualdade e liberdade do pensamento iluminista espalhavam-se nos meios intelectuais da Europa, havia intensa movimentação contra a cobrança do imposto pelo governo português.  Os inconfidentes contaram com a mobilização popular na tentativa de proclamar a independência e uma república na região de minas. Tratando-se de um movimento composto por influentes integrantes das elites, alguns poucos denunciados foram condenados à prisão e ao degredo na África. O único a assumir as responsabilidades pela trama foi Tiradentes. Para reprimir outras possíveis revoltas, Portugal decretou o enforcamento e o esquartejamento do inconfidente de origem menos abastada. Seu corpo foi exposto nas vias que davam acesso a minas gerais. Era o fim da inconfidência mineira e o nascimento de um mártir. Tornou-se patrono da pátria brasileira, através de lei assinada pelo presidente cearense, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Foto_20042020_070432
“Neste dia 21 de Abril, quero homenagear a todos os homens e mulheres da Polícia Militar que são inspirados em Tiradentes. Profissionais dedicados, devotados, que assumem a causa da Segurança Pública e colocam suas vidas em risco todos os dias para garantir o bem estar da coletividade, preservando a ordem pública, combatendo a criminalidade, a fim de assegurar a paz social”, enfatizou o Coronel Lindomar, Comandante Geral da PMPI.
Foto_21042020_090427





































































fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs e Unidades