Polícia Militar permanece atuando em ação conjunta com a vigilância sanitária e órgãos de saúde, visando cumprir as determinações do decreto Estadual e evitar a disseminação do vírus nos Municípios do Estado do Piauí.
A 2ª Companhia do 19º Batalhão da PMPI nos dias 20 e 21, orientou 141 pessoas de Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio e Eliseu Martins, em praças, supermercados, casas lotéricas, postos de combustível, com o objetivo de alertar sobre os cuidados que devem ser adotados no combate ao COVID-19. As ações preventivas foram intensificadas pelos policiais, vigilância sanitária, e agentes de saúde após a confirmação de um caso na Cidade de Colônia do Gurgueia. E visando conter o avanço da pandemia na área, foram coletados sangue de alguns moradores para realização do exame comprobatório para COVID-19.
E em Castelo do Piauí, a 4ª CIA/15º BPM, em trabalho de prevenção, bem como policiamento ostensivo, efetuou emprego de barreiras e rondas ostensivas. Além disso, ocorreram abordagens a 19 estabelecimentos, a 32 veículos e a 40 pessoas e 200 pessoas foram orientadas. Ocorreu ainda o apoio e acompanhamento a seis ônibus que chegaram na cidade de Castelo do Piauí, oriundos do Estado de São Paulo. O condutor e os passageiros foram orientados pela guarnição, juntamente com a vigilância sanitária da respectiva cidade, a se deslocarem ao colégio Cônego Cardoso, onde foi feita uma avaliação médica e que deveriam cumprir o período de 07 dias em quarentena.
O 6º BPM, atuou na Zona Sul de Teresina, onde informou 24 pessoas sobre os métodos preventivos aplicados nesse período de pandemia e sobre o cumprimento dos Decretos Governamentais. Um estabelecimento foi fechado e quatro foram notificados. E a 3ª CIA/4º BPM, em Jaicós, reforçou o policiamento na Cidade e realizou barreira na Localidade Bom Sucesso, saída para o Município de Belém do Piauí, onde 15 veículos e 20 pessoas foram abordados.
E foi dada continuidade as fiscalizações com os órgãos de saúde e vigilância sanitária, no Posto Retiro SEFAZ na Divisa de São João da Fronteira-PI com Tianguá-CE, no Posto Fiscal Cova Donca, onde um veículo utilitário de Parambu-CE com destino a Picos-PI foi parado e as pessoas comunicadas sobre as medidas de prevenção ao COVID-19, e no Posto Jacarandá em Cocal da Estação, 105 pessoas foram orientadas e 41 veículos foram verificados. E na divisa de Pedro II com Poranga-CE, dois ônibus, de Uberlândia com 47 passageiros e o de São Paulo com 42 pessoas foram informados pelas equipes da CIPTRAN e BPRE sobre as recomendações de ações de higiene.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades