Na manhã desta quinta-feira (28), o Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, realizou reunião videoconferência com os Comandos da Capital e do Interior, para prestar algumas informações e reforçar as medidas adotadas nesse período de operações de combate ao coronavírus.
Inicialmente, o Comandante Geral da PMPI informou que todo o efetivo ativo da Polícia Militar do Piauí será testado para COVID-19. No interior os testes já estão sendo distribuídos, onde os comandantes das respectivas unidades serão responsáveis, certificando que todos os policiais militares sejam testados, e ressaltou que esse procedimento deve ser feito por profissionais da área de saúde capacitados para isso. Na Capital, o Hospital da Polícia Militar
será responsável pela realização dos testes, cabendo aos Comandantes preencherem planilha com a ordem de atendimento e encaminharem para a direção do hospital.
O Coronel Lindomar lembrou ainda do feriado antecipado na Capital para esta sexta-feira (29), referente a Corpus Christi, que é celebrado no dia 11 de junho, medida adotada pela Prefeitura de Teresina, visando reforçar o isolamento social. Também comentou sobre o movimento dos empresários pela retomada de atividades, e que isso está sendo acompanhado, no entanto os policiais devem proceder conforme o decreto em vigor, e orientando as pessoas como já está ocorrendo, em continuidade ao trabalho que está sendo realizado. Destacou ainda que, pelo fato de a Polícia Militar estar na linha de frente, os policiais têm mais riscos de serem contaminados. Alguns casos já foram confirmados, por isso a Instituição deve priorizar o afastamento dos que estão com coronavírus, assim como determinar o isolamento dos que possuem sintomas. Diante da situação, a redução no efetivo é previsível, por isso estão sendo adotadas medidas de redistribuição dos policiais e, de acordo com as circunstâncias, serão adotadas outras normas, mantendo o trabalho desempenhado pela Polícia Militar.
Com a palavra, o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, reforçou informações sobre a testagem dos policiais militares. E na Capital, ocorrerá no HPM, o qual estará disponível nos três turnos durante todos os dias de segunda a domingo. Falou também sobre o decreto em vigor que estabelece atuação dos policiais militares e que estes devem se atentar para Portaria que aborda medidas a serem adotadas durante as operações em cumprimento ao decreto. Por fim, solicitou os relatórios estatísticos dos Comandos durante as operações de combate à covid-19, pois, por meio disso, é possível calcular a qualificação e o padrão do trabalho realizado.
O Major Airton iniciou falando dos casos confirmados entre o efetivo da PMPI nos diversos municípios do Estado. Em seguida, esclareceu sobre os procedimentos e o protocolo adotado no Hospital da Polícia Militar, explicando como funcionam tanto o teste swab como o teste rápido, e falou sobre o comportamento do vírus no corpo humano. Além disso, sanou dúvidas e disse que o coronavírus é uma doença perigosa, mas enfatizou que passaremos por ele e prestou toda disposição para dúvidas e ajudar no que for necessário.
O Major Edson informou sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), acrescentando que está em contato direto com a ATI para celeridade no acesso do administrativo da PM, e instruiu sobre algumas ferramentas do sistema. Por fim, solicitou que os Comandos verifiquem a atualização cadastral do efetivo no SICAD.
Em seguida, os demais comandantes fizeram uso da palavra e informaram sobre as medidas que estão sendo realizadas em suas respectivas Unidades, tanto policiamento como as medidas sanitárias, e proferiram palavras positivas de coragem, força e resiliência. No final, o Comandante Geral agradeceu, solicitou que os Comandos repassem as informações para os demais policiais militares, orientem e acompanhem os trabalhos e os resultados, e que todos tenham discernimento, coragem, atitude e humildade sempre.
fonte http://www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Imagens: Maj Marcos