Na manhã desta sexta-feira, 20 de novembro, foi lançada no Piauí a campanha internacional “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O Ministério Público do Piauí participou do evento, sendo representado pela promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), órgão da instituição ministerial piauiense. A campanha é promovida anualmente pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres. A iniciativa é adotada por todos os países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, em geral, as ações da campanha são realizadas entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro. A campanha “16 Dias de Ativismo” consiste em uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. No Piauí, serão realizadas vários eventos, como lives e seminários virtuais, com temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Participaram do lançamento representantes de instituições não governamentais e órgãos públicos que fazem parte da rede de atendimento e defesa à mulher em situação de violência.
Na oportunidade, os integrantes de cada instituição falaram de forma unânime sobre a relevância da campanha, principalmente, no sentido de valorizar iniciativas em prol das mulheres, em especial em tempos de pandemia.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI