Em pouco mais de uma hora de chuva, Luzilândia acumulou 31,6 milímetros. Já nas últimas 24 horas foram registrados 64 milímetros de chuva.
Uma forte chuva de granizo caiu na tarde desta terça-feira (1º) em Luzilândia, Norte do Piauí. De acordo com o meteorologista Werton Costa, um Vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan) estaria atuado sobre o estado e provocou o fenômeno. Em pouco mais de uma hora de chuva, Luzilândia acumulou 31,6 milímetros. Já nas últimas 24 horas foram registrados 64 milímetros de chuva.
"Temos um Vcan atuando sobre o estado do Piauí, nesse momento, Teresina está no centro desse fenômeno, por isso a questão de pouca nebulosidade na capital, poucas nuvens e temperatura elevada. O Vcan tem essa característica na parte superior ser uma região de baixa pressão e na superficial de alta pressão, isso faz com que as nuvens se formem no centro e não nas bordas. Como essas nuvens têm um crescimento alto nas bordas, tendem a congelar os seus topos com mais facilidade, por isso que a probabilidade de chuva de granizo", explicou.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de pancadas de chuvas no município. A temperatura máxima prevista para Luzilândia é de 37º graus.