Segundo Cláudio Pessoa, superintendente da Strans, o totem não visa aplicar multas ou infrações aos condutores da capital, mas tem um papel educativo e preventivo.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) autorizou a instalação de um novo equipamento de videomonitoramento (totem) na avenida Miguel Rosa, localizada na zona norte de Teresina. O totem ainda se encontra em fase de testes e tem o objetivo de garantir maior segurança no trânsito da capital.
De acordo com a Strans, o equipamento foi instalado pela empresa IT Tecnologia e Informação (ITT NET) e dispõe de câmeras de alta resolução que tem reconhecimento facial a longas distâncias e identificam placas de veículos em até 80km.
- Foto: Ascom/StransEquipamento de videomonitoramento instalado na zona norte da capital.
Segundo o major Cláudio Pessoa, superintendente da Strans, o totem não visa aplicar multas ou infrações aos condutores da capital, mas tem um papel educativo e preventivo. Além de ajudar os condutores que se envolvam em ocorrências de trânsito através de um “botão do pânico”.
“O totem não é um radar fixo, mas sim, um equipamento que propiciará mais qualidade ao trânsito, pois servirá como meio de prevenção e educação. Ele ainda dispõe de um botão do pânico, que pode ser acionado para atendimento em casos de acidentes de trânsito e assaltos”, afirmou o major Cláudio Pessoa.
Por fim, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), ressaltou que o equipamento de videomonitoramento ainda está em fase de testes para futuras instalações nas regiões da capital.